QUÍMICA - 3º ANO














ATIVIDADE: 
·        Reconhecer o ar atmosférica como formado por uma mistura de gases. .

·        Optar pelo processo de destilação fracionada para separar substancias com temperaturas de ebulição próxima.

·       Reconhecer que existem transformações químicas que não se completam,
            atingindo um estado                  
 chamado de equilíbrio químico, em que reagentes e produtos coexistentem.

·       Reconhecer e   explicar como      funciona as variáveis (estado de agregação, temperatura, pressão, concentração  e catalisador )  que podem modificar a velocidade (rapidez ) de uma transformação química.

*Reconhecer a orientação e a energia de colisão como fatores determinantes para que ocorra uma colisão efetiva.


Conteúdos/Objetos de Conhecimento:
Atmosfera como fonte de materiais para uso humano

Extração de materiais uteis da atmosfera; produção da amônia e estudo sobre a rapidez e a extensão das transformações químicas; compreensão da extensão das transformações químicas; o nitrogênio como matéria-prima para produzir alguns materias

  Liquefação e destilação fracionadas do ar para obtenção de matérias-primas (oxigênio, nitrogênio e gases nobres)

Variáveis que podem interferir na rapidez das transformações (concentração,temperatura,pressão
estado de agregação e catalisador)

modelos explicativos da velocidade das transformações químicas.

Estado de equilíbrio químico coexistentes de   produtos regentes   em certas transformações química.
Processos químicos em sistemas naturais e produtivos que utilizam nitrogênio 

Estratégias:
Pesquisa para coleta de dados
 disponíveis em:www.mma.gov.br/cidades-suatentaveis/
qualidade –do- ar : texto Ministério do meio ambiente .Qualidade do ar leitura e análise de texto  - responder questões – caderno do aluno pagina 31

texto:  Poluentes- leitura e análise de texto – preencha as questões propostas a respeito dos poluentes estudados. Páginas 31 e32.

Assistir vídeos disponíveis em:
https://www.youtube.com/watch?v=S4 w7ghsOGrQ   vídeo:  Criogenia –como funcionam as colunas de destilação fracionada do ar.-
https://www.youtube.com/watch?v=ssvFqYSIMho     vídeo:  ¨ Mudanças climáticas ¨
http://www.youtube.com/watch?v=QCwxuEBDcUo   vídeo:   Mudanças ambientais globais
preencha questões norteadoras – pagina 32 ,33 e 34. Ao final retome suas hipótese construídas no item 1B e verifique e ou reelabore suas ideias para construção das considerações finais.

http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc31_3/10-PEQ-0608.pdf  texto :Química nova na escola. A Química do Refrigerante. Com  o apoio do texto  realize atividade experimental de acordo com o roteiro das páginas 34,35

http://www.youtube.com/watch?v=9u67GNyq_JE            vídeo:  Dissolução de gás em água –observe evidências do experimento apresentado no vídeo e preencha a tabela – página 35.

http://www.quimica.seed.pr.gov.br/modules/video/showVideo.php?video=17561  vídeo :Equilíbrio  químico –Chatelier e a temperatura – observe  as reações envolvidas

Realizações de leituras

Realizações de resumo textual

Interpretar dados em tabelas e gráficos

Produção de experimentos

Produção de tabelas e gráficos

Recursos materiais:
Livro didático ,

Caderno do aluno (apostila)

Celular

 Computador

Chat


Vídeos 

Como será avaliado:
Participação
Nas  realizações de atividades
individual ( registros e questões, tabelas )  gráficos

Participaçao  de
 Pesquisas


Apresentacao de trabalho
Aos estudantes  com defasagem ou dificuldades serão feitos trabalhos diferenciados. 








3 comentários:

  1. Bom dia! Queridos alunos espero que vocês estejam bem,com saúde e felizes. Estamos com saudades de todos vocês com pensamento positivo para que essa pandemia seja finalizada para que possamos voltar com as nossas atividades normalmente.Mas enquanto isso não normaliza utilizaremos outros meios para cumprir com nossas atividades escolar. Sendo assim participem das atividades propostas e não esqueçam de responder as questões em seus cadernos (apostila volume 1 )ok
    duvidas me comuniquem. Abraços se cuidem.

    ResponderExcluir
  2. Boa noite .. Queridos estudantes. As atividades de química do 3ª .devem ser realizadas no caderno do aluno volume 1.iniciar na pagina 31 ate 38. Vocês, irão seguir as comandas de cada atividade,leia com atenção inclusive assistam os videos indicados nos roteiros das atividades,pois eles ajudarão no entendimento do assunto. A data de entrega desta atividade será quando retornarmos.

    ResponderExcluir
  3. enviar os trabalhos para o email mariasandra26@yahoo.com.br

    ResponderExcluir