ATIVIDADE:
· Reconhecer o ar atmosférica como formado por uma mistura de gases. .
· Optar pelo processo de destilação fracionada para separar substancias com temperaturas de ebulição próxima.
· Reconhecer que existem transformações químicas que não se completam,
atingindo um estado
chamado de equilíbrio químico, em que reagentes e produtos coexistentem.
· Reconhecer e explicar como funciona as variáveis (estado de agregação, temperatura, pressão, concentração e catalisador ) que podem modificar a velocidade (rapidez ) de uma transformação química.
*Reconhecer a orientação e a energia de colisão como fatores determinantes para que ocorra uma colisão efetiva.
Conteúdos/Objetos de Conhecimento:
Atmosfera como fonte de materiais para uso humano
Extração de materiais uteis da atmosfera; produção da amônia e estudo sobre a rapidez e a extensão das transformações químicas; compreensão da extensão das transformações químicas; o nitrogênio como matéria-prima para produzir alguns materias
Liquefação e destilação fracionadas do ar para obtenção de matérias-primas (oxigênio, nitrogênio e gases nobres)
Variáveis que podem interferir na rapidez das transformações (concentração,temperatura,pressão
estado de agregação e catalisador)
modelos explicativos da velocidade das transformações químicas.
Estado de equilíbrio químico coexistentes de produtos regentes em certas transformações química.
Processos químicos em sistemas naturais e produtivos que utilizam nitrogênio
Estratégias:
Produção de tabelas e gráficos
Pesquisa para coleta de dados
qualidade –do- ar : texto Ministério do meio ambiente .Qualidade do ar leitura e análise de texto - responder questões – caderno do aluno pagina 31
texto: Poluentes- leitura e análise de texto – preencha as questões propostas a respeito dos poluentes estudados. Páginas 31 e32.
Assistir vídeos disponíveis em:
https://www.youtube.com/watch?v=S4 w7ghsOGrQ vídeo: Criogenia –como funcionam as colunas de destilação fracionada do ar.-
https://www.youtube.com/watch?v=ssvFqYSIMho vídeo: ¨ Mudanças climáticas ¨
http://www.youtube.com/watch?v=QCwxuEBDcUo vídeo: Mudanças ambientais globais
preencha questões norteadoras – pagina 32 ,33 e 34. Ao final retome suas hipótese construídas no item 1B e verifique e ou reelabore suas ideias para construção das considerações finais.
http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc31_3/10-PEQ-0608.pdf texto :Química nova na escola. A Química do Refrigerante. Com o apoio do texto realize atividade experimental de acordo com o roteiro das páginas 34,35
http://www.youtube.com/watch?v=9u67GNyq_JE vídeo: Dissolução de gás em água –observe evidências do experimento apresentado no vídeo e preencha a tabela – página 35.
http://www.quimica.seed.pr.gov.br/modules/video/showVideo.php?video=17561 vídeo :Equilíbrio químico –Chatelier e a temperatura – observe as reações envolvidas
Realizações de leituras
Realizações de resumo textual
Interpretar dados em tabelas e gráficos
Produção de experimentos
Recursos materiais:
Livro didático ,
Caderno do aluno (apostila)
Celular
Computador
Chat
Vídeos
Como será avaliado:
Participação
Nas realizações de atividades
individual ( registros e questões, tabelas ) gráficos
Participaçao de
Pesquisas
Apresentacao de trabalho
Aos estudantes com defasagem ou dificuldades serão feitos trabalhos diferenciados.
Bom dia! Queridos alunos espero que vocês estejam bem,com saúde e felizes. Estamos com saudades de todos vocês com pensamento positivo para que essa pandemia seja finalizada para que possamos voltar com as nossas atividades normalmente.Mas enquanto isso não normaliza utilizaremos outros meios para cumprir com nossas atividades escolar. Sendo assim participem das atividades propostas e não esqueçam de responder as questões em seus cadernos (apostila volume 1 )ok
ResponderExcluirduvidas me comuniquem. Abraços se cuidem.
Boa noite .. Queridos estudantes. As atividades de química do 3ª .devem ser realizadas no caderno do aluno volume 1.iniciar na pagina 31 ate 38. Vocês, irão seguir as comandas de cada atividade,leia com atenção inclusive assistam os videos indicados nos roteiros das atividades,pois eles ajudarão no entendimento do assunto. A data de entrega desta atividade será quando retornarmos.
ResponderExcluirenviar os trabalhos para o email mariasandra26@yahoo.com.br
ResponderExcluir