ARTE - 7º ANO














TRABALHO PARA CASA DURANTE O RECESSO ESCOLAR – ARTE

7º ANO ENSINO FUND. 

1ª PARTE – PESQUISA : Desenhos em perspectiva de ambientes ( sala, quarto )

2º PARTE :  Fazer um desenho de observação de um móvel ( mesa, pia, fogão, cama ) com objetos em cima ( panelas, frutas, legumes, toalha, etc ). Atentar para que o desenho tenha perspectiva ( volume ), não mostre só a frente, na perspectiva mostra-se 3 lados.
Observação: o desenho deve ocupar toda a folha do caderno de desenho, desenhando paredes e chão. Deixar o desenho no caderno.



ATIVIDADE: 
Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética. Analisar e explorar, em projetos temáticos, as relações processuais entre diversas linguagens artísticas. Analisar aspectos históricos, sociais e políticos da produção artística, problematizando as narrativas eurocêntricas e as diversas categorizações da arte (arte, artesanato, folclore, design etc.). 

Conteúdos/Objetos de Conhecimento:
Contextos e Práticas
Processo de criação
Matrizes estéticas e culturais

Estratégias:
Com pesquisas na internet e a partir da S.A 1 – Ruídos que se transformam em musica, criar um esboço de um jogo articulando a questão social Covid 19 destacando sons. Ex. Som harmonioso: pessoa lavando as mãos; sons estridentes: pessoa sendo intransigentes as normas e cuidados.
Assistir ao Filme : O som do coração e destacar os sons e os instrumentos musicais e relaciona-los a atividade anterior.
Montar cartazes destacando os instrumentos convencionais e os não convencionais comparando os com imagens do corona vírus. Exe. Instrumento convencionais : Piano harmonioso ( Ilustrar uma situação correta a respeito da Covid 19), Instrumento não convencional: bater panelas ( ilustrar o corona vírus irritado e agindo na pessoa)

Recursos materiais:
Caderno (registros feitos nas aulas), papel, lápis, régua, borracha, cartolinas, canetas, lápis de cor,
Computador,
Tv , DvD,  

Como será avaliado:
Apresentação das pesquisas;
 Cartazes;
 jogos explicativos.
Os alunos montarão os jogos a partir dos esboço criados e apresentarão ou enviarão esse jogos para serem trabalhos em sala quando as aulas retornarem.

Assistir o filme : O som do coração e responder 
1. Quais instrumentos convencionais apareceram no filme? 
2. Qual foi o primeiro som que o protagonista ouviu? 
3. Em que momento do filme aparece soundscape? Explique.
 4. O que é soundscape? 
5. Aparecem instrumentos não convencionais no filme.Quais? e em que momento do filme? 
6. Relacione 
a) protagonista ( ) convencional 
b) violoncelo ( ) o menino 
c) rock ( ) a mãe do menino 
d) violão ( ) cantor

Plano de Aula – Período não presencial 2020

Disciplina:    ARTE

Turma:   7º F/G                     

Professor:     IVO

Período:  TARDE

Roteiro

Duração da aula: 2 AULAS – 90 MIN

 

 

Data da entrega: 15-5

 

Materiais: INTERNET/ CADERNO

 

 

1.    Atividade/Procedimento: Pesquisar artistas e grupos que usem modos ou instrumentos não convencionais de fazer música como por exemplo Hermeto Paschoal / beatbox e sons corporais.   Catalogar esses artistas e descrever seu processo artístico com suas palavras

2.    

 

 

Habilidades a serem trabalhadas:  Explorar improvisações e composições que utilizem vozes, sons corporais e instrumentos não convencionais ou outros materiais sonoros

 

 

Como perceber se  você atingiu o  objetivo desta atividade: Tente reproduzir uma dessas experiências musicais

 

 

Correção e avaliação: registrar no caderno  as análises dos artistas pesquisados

 

 

 

 


 


Nenhum comentário:

Postar um comentário