PORTUGUÊS - 8º ANO






























Título da aula: Ler e compartilhar histórias (ou estórias)

·       Habilidade: Utilizar e perceber mecanismos de progressão temática,  Identificar formas de apresentação linguística do humor no meme para a construção do sentido. Analisar e justificar ocorrências de relação entre humor e a crítica para a construção de efeitos de sentido. Habilidades da BNCC - EF69LP03, EF89LP03, EF69LP05, EF89LP29     

·       Recursos: Textos trazidos pela professora e/ou escolhidos pelos alunos, dicionário, jornais, revistas, entre outros.

·       Estratégias: Estratégias de leitura. Aprender os sentidos globais do texto. Apreciação e réplica. Efeitos de sentido.



ATIVIDADE 1


Conteúdos/Objetos de Conhecimento:
Ø  Escrever uma propaganda com o objetivo de convencer um colega a ler o livro (escolhido pelo aluno), para expor na classe quando estiverem de volta

Estratégias:
Ø  Escolher um livro de seu interesse para leitura;
Ø  Elaborar uma propaganda com desenhos e slogans (frases simples).


Recursos materiais:
Computador ou celular, caderno, lápis de cor, canetinhas hidrográficas etc.

Como será avaliado:
Será de acordo com a análise da apresentação: Pertinência dos slogans e figuras apresentadas na propaganda, de acordo com o potencial de convencimento/atração pela leitura. 








ATIVIDADE 2

Conteúdos/Objetos de Conhecimento:
Ø  Fazer registros de leitura, conforme o roteiro exposto.


Estratégias:              
Ø  O aluno deverá ler a crônica “Do Rock” de Carlos Heitor Cony (https://www.escrevendoofuturo.org.br/conteudo/biblioteca/nossas-publicacoes/revista/paginas-literarias/artigo/453/coletanea-de-textos-do-caderno-a-ocasiao-faz-o-escritor-do-rock) e fazer os registros da leitura, conforme o roteiro exposto a seguir:

a.     Registro da leitura:
Ø  O texto “______________________________”, escrito pelo(a) autor(a) ____________________________________________________, fala a respeito______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

b.     Estrutura da narrativa
Ø  Fazer a leitura em voz alta.
Ø  Preencher o quadro:

O narrador está em 1ª ou 3ª pessoa?
Quem é o personagem principal?
Onde ocorre a história?
Quando ocorre a história?
No final da história, algum problema é resolvido?






Recursos materiais:
Ø  Computador ou celular, lápis, caneta esferográfica e caderno.

Como será avaliado:
Ø  Será avaliado com a análise da apresentação das figuras geométricas.

ATIVIDADE 3


Conteúdos/Objetos de Conhecimento:
Ø  Escrever um “MEME” da crônica “Do Rock” de Carlos Heitor Cony, para expor na classe quando estiverem de volta

Estratégias:

Recursos materiais:
Ø  Computador ou celular, caderno, lápis de cor, canetinhas hidrográficas etc.

Como será avaliado:
Ø  Será de acordo com a análise do produto final: Pertinência e articulação das
imagens apresentadas.

Plano de Aula – Período não presencial 2020

Disciplina: Língua Portuguesa

Turma:           8ºs C, D, E e F                  

Professor: Regina Bertoncin

Período: Tarde

Roteiro

Duração da aula:                                06 aulas

 

 

Data da entrega:                          Retorno às aulas

 

Materiais:                            Computador ou celular, caderno, lápis ou caneta.

 

 

1.     Atividade/Procedimento: PARCERIA COM A PROFº ROSANA HALT – SALA DE LEITURA.

                       

Leia, copie e Responda às 03 ATIVIDADE que seguem no caderno:

 

ATIVIDADE 01:

 

TEXTO  - Diversão é coisa séria

 

Dedicar-se ao lazer é uma forma de se conectar aos outros, cuidar da saúde e descobrir uma vida cheia de significados e alegria

            A gente aprende cedo o valor do estudo e do trabalho. Mas não se dá a mesma importância ao lazer. Talvez essa falta de hábito em fazer algo por puro prazer, como participar de um grupo esportivo ou simplesmente entregar-se ao ócio, explique por que chegamos a sentir culpa quando não nos dedicamos a uma tarefa “produtiva”. Em um mundo que se pauta pelo constante alcance de metas e resultados, divertir-se pode ser motivo de angústia – parece até um atestado de mau uso do tempo. “Entramos em uma lógica produtivista e encontramos dificuldades para nos desvencilhar dela”, afirma Christianne Gomes, professora e pesquisadora de Estudos do Lazer da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). “Ouvimos que „tempo é dinheiro e, então, gastar horas para contemplar, refletir e compreender a essência das coisas parece desperdiço.”

            Divertir-se, além de ser necessário, faz bem para a saúde mental. Se a atividade envolver a realização de exercícios, traz ganhos para o físico também. “Quem usufrui do lazer, alcança uma existência mais agradável e rica do ponto de vista pessoal, afetivo, social, familiar e cultural”, explica Christianne. Segundo ela, incluir pausas na rotina para fazer o que se gosta garante equilíbrio e qualidade de vida. A prática pode, inclusive, tornar-se uma forte aliada contra a ansiedade e a depressão. “Descansar é importante porque indica respeito pelos nossos limites e observância das nossas necessidades”, diz a professora.  As novas gerações estão mais atentas ao que traz felicidade, conciliando até o trabalho a uma visão de mundo que contemple a satisfação pessoal e o lazer. Mas quem tem mais idade geralmente precisa aprender que tem direito a isso. [...]

 

file:///D:/Escola%202020/Interpretacao-de-texto-Diversao-e-coisa-seria-8º-ano-Respostas.pdfacessado em 27/04/2020

Rafaela Carvalho. Revista “Todos”. Fevereiro e março de 2019, p. 12 e 14.

 

 

ATIVIDADE – Leia atentamente o texto e responda as questões a seguir:

 

Questão 1 – Pode-se afirmar que o texto lido é:

(   ) uma resenha

(   ) uma reportagem

(   ) um artigo de opinião 

 

Questão 2 – Na escrita do texto, a autora ancorou-se: 

(     ) em um livro de referência.

(     ) em uma experiência pessoal.

(     ) em entrevista com uma profissional. 

 

Questão 3 – Segundo o texto, “divertir-se pode ser motivo de angústia” porque:

(     ) não sabemos conciliar trabalho e diversão.

(     ) não temos o hábito de fazer coisas prazerosas. 

(    ) estamos inseridos em um mundo pautado na produtividade no trabalho. 

 

Questão 4 – No trecho “[...] fazer algo por puro prazer, como participar de um grupo esportivo ou simplesmente entregar-se ao ócio [...]”, a autora empregou o termo “como” para:

(   ) exprimir causas.

(   ) indicar exemplos.

(    ) estabelecer comparação.

 

Questão 5 – Na passagem “Quem usufrui do lazer, alcança uma existência mais agradável e rica do ponto de vista pessoal, afetivo, social, familiar e cultural”, a profissional Christianne Gomes:

(     ) dá sugestões de atividades prazerosas. 

(     ) levanta hipóteses sobre os benefícios do lazer.

(     ) expõe os benefícios na vida de quem usufrui do lazer.

 

Questão 6 – As aspas foram usadas em “tempo é dinheiro” para destacar:

(    ) uma fala popular.

(     ) um frase extraída de um livro.

(     ) uma informação importante do texto.

 

Questão 7 – No segmento “As novas gerações estão mais atentas ao que traz felicidade [...]”, o vocábulo “mais” desempenha a função de:

(     ) definir uma característica das novas gerações.

(    ) intensificar uma característica das novas gerações.

(     ) complementar uma característica das novas gerações.

 

Questão 8 – No período “Mas quem tem mais idade geralmente precisa aprender que tem direito a isso.”, a que direito a autora do texto se refere?

Resposta: A autora refere-se ao direito à satisfação pessoal e ao lazer.

2.    

 

 

 

 

 

 

ATIVIDADE 02:

 

 

TEXTO - “O que REALMENTE significa ter ansiedade” por Kirsten Corley

 

Vai além de simplesmente se preocupar. Ansiedade significa noites em claro, conforme você suspira e vira de um lado para o outro. É o seu cérebro nunca sendo capaz de desligar. É a confusão de pensamentos que você pensa antes da hora de dormir e todos os seus piores medos se tornam realidade em sonhos e pesadelos.

É acordar cansada mesmo que o dia só tenha começado.

Ansiedade é aprender como funcionar em privação de sono porque você só conseguiu fechar os olhos às duas da manhã. É toda mensagem que você pensa ‘como fazer isso da forma correta?’. É duas ou três mensagens que você manda caso tenha feito algo errado. Ansiedade é responder mensagens de forma embaraçosamente rápida.

Ansiedade é o tempo que você gasta esperando uma resposta enquanto um cenário se monta na sua cabeça, questionando o que a outra pessoa está pensando ou se ela está brava.

Ansiedade é a mensagem não respondida que te mata por dentro, mesmo que você diga a si mesma ‘talvez ele esteja ocupado ou irá responder depois’.

Ansiedade é a voz crítica que diz ‘talvez ele esteja só te ignorando mesmo’. É você acreditar em cada cenário negativo que você cria.

Ansiedade é esperar. Parece que você está sempre esperando.

É o conjunto de conclusões inexatas que sua mente cria, e você não tem outra escolha a não ser aceitá-las.

Ansiedade é se desculpar por coisas que nem precisam ser desculpadas.

Ansiedade é duvidar de si mesma e falta de autoconfiança.

Ansiedade é ser superatenta sobre tudo e todos. Você consegue dizer se alguém mudou de humor apenas pelo tom de voz da pessoa.

Ansiedade é arruinar relacionamentos antes mesmo deles começarem. Ela te diz ‘você está enganada; ele não gosta de você e vai te deixar’. E você acredita.

Ansiedade é um estado constante de preocupação, pânico e viver no limite. É viver com medos irracionais.

É pensar demais, é se importar demais. Porque a raiz das pessoas ansiosas é se importar.

É ter mãos suadas e coração acelerado. Mas por fora, ninguém percebe. Você aparenta estar calma e sorridente, mas por dentro é o contrário.

Ansiedade é a arte da decepção por parte de pessoas que não te conhecem. E das pessoas que te conhecem, é ouvir constantemente ‘não se preocupe’, ‘você está pensando demais’, ‘relaxe’. É sobre seus amigos ouvirem suas conclusões e não entenderem como você chegou nelas.

Ansiedade é querer consertar algo que nem problema é.

É o amontoado de perguntas que te fazem duvidar de si mesma. É voltar atrás para checar novamente.

Ansiedade é o desconforto de uma festa por pensar que todo mundo está te observando e você   não é bem-vinda lá.

Ansiedade é tentar compensar e agradar demais outras pessoas.

Ansiedade é estar sempre no horário porque o pensamento de chegar atrasada te deixa em pânico.

Ansiedade é o medo de fracassar e a busca incansável por perfeição. E então se punir quando você falha.

É sempre precisar de um roteiro e de um plano.

Ansiedade é a voz dentro da sua cabeça que diz ‘você vai falhar’.

É tentar suprir as expectativas dos outros mesmo que isso esteja te matando. Ansiedade é aceitar mais do que você consegue lidar para que você se distraia e não pense demais em outros assuntos.

Ansiedade é procrastinar, porque você está paralisada pelo medo de fracassar.

É o gatilho que te faz ter um ataque de pânico.

É estar quebrada na sua privacidade e chorar de preocupação quando ninguém mais está vendo.

É aquela voz crítica dizendo ‘você estragou tudo’ ou ‘você deveria mesmo se sentir um lixo agora’.

Mas mais que qualquer coisa, ansiedade é se importar. É nunca querer machucar alguém. É nunca querer fazer algo errado. Mais que tudo, é o desejo de simplesmente ser aceita e querida. Então você acaba tentando demais às vezes. E quando você encontra amigos que entendem isso, eles te ajudam a superar juntos. Você percebe que essa pode ser uma batalha que você enfrente todos os dias, mas é uma que não precisa ser enfrentada sozinha.

 

https://www.revistapazes.com/o-que-realmente-significa-ter-ansiedade/ Acessado em 27/04/2020.

 

Texto originalmente publicado no site Thought Catalog, por Kirsten Corley, em 23/02/2018  e é, de longe, o texto mais simples, direto e esclarecedor que já li sobre o tema. A ansiedade, mal do século, doença que tem feito, ao longo dos anos, uma multidão de mentes cativas, é um mal a não ser desprezado, subestimado ou ignorado

 

 

ATIVIDADE - Leia atentamente o texto e responda as questões a seguir:

 

1.     Leia atentamente o texto 2 e faça o que se pede:

a.      Grife as palavras que você não conhece;

b.     Anote cada palavra desconhecida e procure o significado de cada uma delas;

2.     Qual é o título do texto?

3.     Qual é o assunto do texto?

4.     Quem é o autor (a) do texto?

5.     Em qual meio de comunicação ele foi publicado?

6.     Em qual data ele foi publicado?

7.     No texto há uma palavra que se repete constantemente. Qual é essa palavra? Por que sua autora usou esse recurso linguístico de repetição em seu texto?

8.     O que significa ansiedade para a autora?

9.     Qual é o objetivo do autor ao escrever este texto?

10.  Faça um breve comentário sobre o texto. (mínimo 10 linhas).

Figura de construção:

Anáfora – Repetição proposital de um termo ou expressão no início de uma frase ou verso.

 

 

ATIVIDADE 03:

                 Assista ao curta metragem “Um centésimo de Segundo” dirigido e roteirizado por Susan Jacobson (https://www.youtube.com/watch?v=X8n-LtmXS1c), em seguida faça um texto argumentativo (dentro da estrutura já estudada em sala de aula)  para expor a sua opinião sobre o tema/assunto do texto. (mínimo de 20 linhas)

 

 

 

Habilidades a serem trabalhadas:

 

EF69LP12B - Analisar textos orais, áudio e/ou vídeo, considerando sua adequação aos contextos em que foram produzidos

(EF69LP14) Formular perguntas e decompor, com a ajuda dos colegas e dos professores, tema/questão polêmica, explicações e ou argumentos relativos ao objeto de discussão para análise mais minuciosa e buscar em fontes diversas informações ou dados que permitam analisar partes da questão e compartilhá-los com a turma.

(EF69LP06) Produzir e publicar notícias, foto denúncias, fotorreportagens, reportagens, reportagens multimidiáticas, infográficos, podcasts noticiosos, entrevistas, cartas de leitor, comentários, artigos de opinião de interesse local ou global, textos de apresentação e apreciação de produção cultural – resenhas e outros próprios das formas de expressão das culturas juvenis, tais como vlogs e podcasts culturais, gameplay, detonado etc.– e cartazes, anúncios, propagandas, spots, jingles de campanhas sociais, dentre outros em várias mídias, vivenciando de forma significativa o papel de repórter, de comentador, de analista, de crítico, de editor ou articulista, de booktuber, de vlogger (vlogueiro) etc., como forma de compreender as condições de produção que envolvem a circulação desses textos e poder participar e vislumbrar possibilidades de participação nas práticas de linguagem do campo jornalístico e do campo midiático de forma ética e responsável, levando-se em consideração o contexto da Web 2.0, que amplia a possibilidade de circulação desses textos e “funde” os papéis de leitor e autor, de consumidor e produtor.

Como perceber se você atingiu o objetivo desta atividade:

Perceberemos o atingimento das metas propostas através da correção dos exercícios, analisando as respostas e os textos escritos pelos alunos.

 

Correção e avaliação:  Registro das atividades no caderno.

 

 

 

 


 

11 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Desculpa, mas não entendi. O que é pra ser feito?

    ResponderExcluir
  3. Também náo entendi as atividades. O que é para ser feito??

    ResponderExcluir
  4. Olá, qual o código das atividades do 8A??

    ResponderExcluir
  5. Olá, qual o código das atividades do 8A do classroom??

    ResponderExcluir
  6. Olá, qual o código das atividades do 8A do classroom??

    ResponderExcluir
  7. Amados alunos entrarem também no blog na parte de sala de leitura para realizacao das atividades , lembrando que a sala de leitura tem parceria com a professora Regina tambem.Grato professora Rosana

    ResponderExcluir
  8. Olaa todos alunos dos 8 anos , por favor acessem a parte da sala de leitura no blog , lembrando que a sala de leitura tem parceria juntamente com a professora Regina. Grata Professora Rosana.

    ResponderExcluir