PORTUGUÊS - 3º ANO

SEI 4º BIMESTRE PROF. LUCIA

SEI 4º BIMESTRE PROF. CLELMA

ROTEIRO 4º BIMESTRE PROF. LÚCIA

ROTEIRO 4º BIMESTRE PROF. CLELMA

ROTEIRO 4º BIMESTRE PROF. LUCIA

ROTEIRO SEI 3º BIMESTRE PROF. CLEMA

ROTEIRO SEMANA DE 28 Á 02/10 PROF. CLELMA

ROTEIRO SEMANA DE 28 Á 02/10 PROF. LÚCIA

ROTEIRO SEMANA DE 21 À 25/09 PROF. CLELMA


















A

TIVIDADE: 
Estruturação da atividade escrita- Planejamento

Conteúdos/Objetos de Conhecimento:
Projeto de texto:

·       Tema;
·       Tese;
·       Argumento principal;
·       Argumento secundário;
·       Argumento Terciário ;
·       Palavra – chave (idéia principal);
Conclusão (apresentação de proposta de intervenção/solução)

Estratégias:

A partir do que já foi explicado em aula (modelo)o aluno deve elaborar um projeto de texto a partir do tema:

 ´´ O abandono e maus-tratos a animais no Brasil, uma questão pública ´´ .(p.91 e 92  do caderno do aluno constam a proposta e os textos motivadores);

Recursos materiais:

Caderno do aluno;
Livro didático (p.214,215);
Senecajá Plataformas digitais para pesquisas;

Vídeo aulas (Descomplica.com) 

Como será avaliado:

Será avaliado por meio da produção de texto em que deve atender ao tema, apresentar coesão e coerência e uma proposta de intervenção;além das pesquisas realizadas. A recuperação se dará com atividades realizadas no senecajá a cerca dos pontos ainda em defasagem a partir das observações realizadas pelo professor.

ATIVIDADE: 
struturação da atividade escrita – Construção do texto

Conteúdos/Objetos de Conhecimento:
A produção de artigo de opinião (questão polêmica, tese e argumentos). 

Estratégias:
Com base no projeto já elaborado a cerca do tema o aluno deve organizar as ideias para a construção do texto, utilizando os seguintes itens:
·       Introdução ( apresentar a tese/ posicionamento;
·       Desenvolvimento         ( explicar, citar dados, exemplos que comprovem a tese/opinião  construída);
·       Conclusão
(apresentar uma solução para o problema – o que deve ser feito e como deve ser feito);
O texto deve conter no mínimo 20 a 25 linhas.


ATIVIDADE: 
Esferas de atividades sociais da linguagem e a construção da modernidade

Conteúdos/Objetos de Conhecimento:
Conceitos de moderno e modernidade;
A modernidade na literatura;
Pré-Modernismo;
Modernismo;
Vanguardas
Estratégias:
Pesquisar:
·        significado dos termos:    moderno modernidade;
Responder:
·       O  que é modernidade?
·       Os termos Moderno e Contemporâneo representam a mesma ideia?
·       O que significa a palavra Modernidade no contexto literário?
Pesquisar:
Pré-Modernismo; Modernismo e as Vanguardas (características, contexto histórico e principais obras e seus respectivos autores).
Obs: As atividades devem ser registradas no caderno.

 


Um comentário: