RESPONDA: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdTsqqN6XpnCG19AQPkz5c7NhPaWxDk2wDYy8MzGEuggQD-qg/viewform
1.
Atividade/Procedimento: Assistir o vídeo
indicado e enviar o questionário pelo link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfYAkJbKS9A0TpHX3hzOjzy1fM5ZWusBgS-LPmI_DqRd6ZS4Q/viewform?vc=0&c=0&w=1
Correção e avaliação: entrega da atividade https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfYAkJbKS9A0TpHX3hzOjzy1fM5ZWusBgS-LPmI_DqRd6ZS4Q/viewform?vc=0&c=0&w=1 que será enviada para o meu e-mail
ATIVIDADE: Analisar as divisões regionais do IBGE e outras
propostas de regionalização tais como: os Complexos Regionais ou Regiões
Geoeconômicas e descrever as características culturais, econômicas, naturais,
políticas e sociais de cada região brasileira
Conteúdos/Objetos de Conhecimento:
Dados sobre o nível de escolaridade e
analfabetismo em diferentes regiões do Brasil / Ideias e Concepções sobre a
formação territorial do Brasil e Mapas Temáticos do Brasil
Estratégias:
Utilização de recursos online (mapas, dados e
vídeos) disponibilizado pelo site do IBGE
Recursos materiais:
Conheça o Brasil – População Educação (site disponibiliza
dados e informações sobre as regiões brasileiras). Fonte: IBGE Educa Jovens. Disponível em: https://educa.ibge.gov.br/jovens/conheca-o-brasil/populacao/18317-educacao.html
Como será avaliado:
Produção de texto escrito
ATIVIDADE: Analisar as divisões regionais do IBGE e outras
propostas de regionalização tais como: os Complexos Regionais ou Regiões
Geoeconômicas e descrever as características culturais, econômicas, naturais,
políticas e sociais de cada região brasileira
Conteúdos/Objetos de Conhecimento:
Analisar o IDH e relacionar com os dados sobre o nível de escolaridade e analfabetismo em diferentes regiões do Brasil / Ideias e Concepções sobre a formação territorial do Brasil e Mapas Temáticos do Brasil
Analisar o IDH e relacionar com os dados sobre o nível de escolaridade e analfabetismo em diferentes regiões do Brasil / Ideias e Concepções sobre a formação territorial do Brasil e Mapas Temáticos do Brasil
Estratégias:
Utilização de recursos online (mapas, dados e vídeos) disponibilizado pelo site do IBGE
Utilização de recursos online (mapas, dados e vídeos) disponibilizado pelo site do IBGE
Recursos materiais:
IBGE – (site disponibiliza documentos e imagens). Disponível
em:
https://portaldemapas.ibge.gov.br/portal.php#mapa222072
https://cidades.ibge.gov.br/brasil/sp/pesquisa/37/30255?tipo=ranking&indicador=302
55
Como será avaliado:
Produção de texto escrito
ATIVIDADE: Identificar e selecionar indicadores
socioeconômicos e elaborar representações gráficas e comparar as regiões
brasileiras em diferentes tempos.
Conteúdos/Objetos de Conhecimento: Analisar o IDHM e relacionar com os dados sobre
o nível de escolaridade e analfabetismo em seu município e comparar com as
diferentes regiões do Brasil / Ideias e Concepções sobre a formação territorial
do Brasil e Mapas Temáticos do Brasil
Estratégias:
Acessar site
Acessar site
Recursos materiais:
Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (site). Disponível em:
https://www.br.undp.org/content/brazil/pt/home/idh0/conceitos/o-que-e-o-idhm.html
Como será avaliado:
Produção de texto escrito
Divisão Regional brasileira
A Divisão Regional do Brasil é a união de estados e municípios. Esse processo tem como intuito atualizar o conhecimento regional do País e levantar estatísticas e desenvolver pesquisas. Leia o resumo e faça os exercícios sobre divisão regional do Brasil.
Em Geografia a divisão regional do Brasil é frequentemente discutida, pois é de grande importância principalmente no levantamento de estatísticas. A prova do Enem, costuma cobrar na área de Ciências Humanas e suas Tecnologias questões que abordam as mudanças, estados, regiões e outras características. Por isso, não deixe de testar os seus conhecimentos com os exercícios sobre divisão regional do Brasil.
Divisão Regional do Brasil
O território brasileiro tem como característica as várias mudanças de divisão regional, desde 1913 várias modificações foram implementadas, no intuito de adotar as regiões de acordo com as características sociais, econômicas, físicas, entre outras. Entenda o processo de regionalização brasileiro:
1913 – Primeira Divisão Regional
- IBGE colocou em pauta uma nova proposta, que dividiu as regiões brasileiras, não só por meio de aspectos físicos, mas também aspectos socioeconômicos;
- A região Norte era constituída pelos estados: Amazonas, Pará, Maranhão, Piauí e o espaço do Acre;
- A região Centro era constituída pelos estados: Minas Gerais. Góias, Mato Grosso;
- A região Leste era constituída pelos estados: Bahia, Sergipe e Espírito Santo;
- A região Nordeste era constituída pelos estados: Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Alagoas e Paraíba;
- A região Sul era composta pelos estados: Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo, Santa Catarina e Rio de Janeiro.
- Divisão Regional de 1945
- O Brasil já possuía sete regiões, que são: Norte, Nordeste Ocidental, Nordeste Oriental, Centro-Oeste, Leste Setentrional, Leste Meridional e Sul;
- No estado do Amazonas, criou-se o território chamado de Rio Branco, que atualmente é o estado de Roraima;
- No Norte do Pará, criou-se o estado do Amapá;
- Já o estado de Mato Grosso ficou sem um espaço a noroeste, chamado de território de Guaporé e existia também outro ao sul, o território de Ponta Porã;
- No lado Sul, os estados de Paraná e Santa Catarina foram retirados a oeste e o novo território de Iguaçu foi desenvolvido.
Divisão Regional de 1950
- Os territórios de Ponta Porã e Iguaçu passaram a não existir, então os estados do Maranhão e do Piauí se uniram ao Nordeste;
- A região Leste era formada pelos estados: Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro;
- No ano de 1960, houve a criação de Brasília e então o Distrito Federal, passou a ser localizado do Sudeste para o Centro-Oeste;
- No ano de 1962, o Acre passou a ser um estado autônomo;
- O território de Rio Branco foi denominado de Roraima.
Divisão Regional de 1970
- No ano de 1970, foi criado um desenho que representava as regiões brasileiras;
- A região Sudeste foi desenvolvida e formada pelos estados: São Paulo e Rio de Janeiro que se uniram a Minas Gerais e Espírito Santo;
- A região do Nordeste teve a chegada da Bahia e Sergipe;
- O Centro-Oeste era constituído pelo território de Goiás;
- Mato Grosso ao longo do tempo foi dividido e originou o estado de Mato Grosso do Sul.
- Ocorreu modificações na Constituição de 1988;
- Definiu então a demarcação das regiões brasileiras, presentes até os dias atuais;
- Criou-se o estado do Tocantins e Goiás foi dividido e se uniu à região Norte;
- Roraima, Amapá e Rondônia passaram a ser estados autônomos;
- Fernando de Noronha deixou de ser federal e se uniu a Pernambuco.
Atividades
1- Qual é a diferença entre região e regionalização?
3- Qual é a importância da regionalização?:
4- Quais são as regiões atuais do território brasileiro?
- https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeJNBq49HluyNtBLc51EO0BEj3oKOD7PTW69H62F_gEmX2cmA/viewform?vc=0&c=0&w=1
todos esses textinhos tem que escrever no caderno ou só ler ?
ResponderExcluirRESPONDE POR FAVOR
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