PORTUGUÊS - 7º ANO


















ATIVIDADE: Explorar e analisar espaços de reclamação de direitos e de envio de solicitações (ouvidorias, SAC, canais ligados a órgãos públicos, plataformas do consumidor, plataformas de reclamação), reconhecendo-os como espaços para fazer reivindicações e se engajar na busca de soluções para problemas pessoais, dos outros e coletivos

Conteúdos/Objetos de Conhecimento:


Estratégias:
Procure vídeo no You Tube com o seguinte título : Aloja tem obrigação de trocar produtos ? 

Questionário para ser realizado no caderno
  1. Análise o vídeo postado e responda as perguntas do questionário, o consumidor tem clareza dos seus direitos em relação a troca de produtos ? justifique sua resposta.
  2. Quando a loja ou comércio não deve realizar a troca do produto ?
  3. Em casos de compra virtual e insatisfação com o produto a loja é obrigada a efetuar a troca do produto adquirido ?
  4. Qual o número do artigo do direito de arrependimento ? 
  5. Quais as principais regras do arrependimento ?
  6. Em casos de troca cite algumas delas ? dentro da legalidade dos direitos do consumidor.
  7. De um exemplo simples de troca imediata citada no vídeo .
  8. Cite exemplos de compra casada?
  9. Quando o cliente visita uma ótica e necessita dos óculos o oftalmo indica que a compra seja realizada na ótica que o paciente foi, seguindo orientações do vídeo e das leis de defesa do consumidor, pode -se efetuar a compra em outro estabelecimento ou é obrigatório que seja no local indicado pelo médico ? 
  10. Cite pelo menos três recomendações do vídeo baseado nos direitos do consumidor que foi útil para você como aluno e para seus familiares.



Recursos materiais:
Livro didático e internet 

Como será avaliado:
Produção de texto escrito

Os alunos deverão escrever as diferenças dos dois sites de notícias sobre o coronavírus, e qual é o mais impactante e de fácil compreensão na opinião deles, com 30 linhas


ATIVIDADE: 
- Distinguir diferentes propostas editoriais de forma a identificar os recursos utilizados para impactar/chocar o leitor, que podem comprometer uma análise crítica da notícia e do fato noticiado.


Conteúdos/Objetos de Conhecimento:
Reconstrução do contexto de produção, circulação e recepção de textos Caracterização do campo jornalístico e relação entre os gêneros em circulação, mídias e práticas da cultura digital

Estratégias:
comparação de notícias veiculadas por diferentes emissoras de televisão, no primeiro vídeo é transmitida por uma repórter em Brasília pelo canal TV Brasil que retrata casos em Goiás, a segunda é uma entrevista com o apresentador Datena com o diretor da Prevent Senior sobre os mortos e internados em um hospital que o plano de saúde Prevent Senior faz cobertura. 

Recursos materiais:






Como será avaliado:
Questionamento  no googledocs : 





3 comentários:

  1. Oi Sofia é o matheus .minha irmã namorada do seu irmão pablo .se quiser falar comigo me adiciona lá no zap .11 952543475 😍

    ResponderExcluir
  2. Tem como vcs professores manda pra mim as lições no privado estou me perdendo com todos as lições que mandam

    ResponderExcluir
  3. A maioria das lição não estão disponível em lugar nenhum ai e uma

    ResponderExcluir