1ª PARTE – PESQUISA : Suportes em arte material e imaterial – resumir no caderno
Pesquisar com pais, parentes mais velhos: histórias, causos, curiosidades da família, da comunidade, da cidade e escrever no caderno.
2º PARTE : Fazer um desenho de um picadeiro de circo tradicional e seus personagens: palhaços, malabaristas, mágico, etc
Fazer um desenho de personagens em ação de um circo contemporâneo ( Cirque de Soleil )
ATIVIDADE: Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética. Analisar e explorar, em projetos temáticos, as relações processuais entre diversas linguagens artísticas. Analisar aspectos históricos, sociais e políticos da produção artística, problematizando as narrativas eurocêntricas e as diversas categorizações da arte (arte, artesanato, folclore, design etc.).
Matrizes estéticas e culturais. Analisar e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial a brasileira, incluindo suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, e favorecendo a construção de
Patrimônio cultural. Identificar e manipular diferentes tecnologias e recursos digitais para acessar, apreciar, produzir, registrar e compartilhar práticas e repertórios artísticos, de modo reflexivo, ético e responsável.
Arte e tecnologia
Conteúdos/Objetos de Conhecimento:
Contextos práticos.
Processo de criação
Matrizes estéticas e culturais
Patrimônio cultural
Estratégias:
A partir de pesquisas de notas musicais criar um cartaz com um jogo destacando os sons e as notas ( do, ré, mi, fá, sol, lá, si) e conforme a explicação em sala de aula, Escolher uma clave ( Sol, Dó, Fá) e com símbolos de imagens do Covid 19 encaixar nas claves. Assistir o filme O som do coração e destacar a Paisagem sonora no filme. Montar um texto relacionando as possíveis contaminação da Covid 19 no cenário urbano apresentado no filme. Fazer um relatório (resumo) sobre o filme.
Pesquisar sobre os Patrimônio Culturais material ou imaterial em nosso país que estão fechados por conta da Covid 19 e montar um gráfico nos locais mais e menos atingidos pelo corona vírus.
Recursos materiais:
Caderno (registros feitos nas aulas), papel, lápis, régua, borracha, cartolinas, canetas, lápis de cor,
Computador, Tv , DvD
Como será avaliado:
Seminário;
Apresentação das pesquisas;
Cartazes;
jogos explicativos
Os alunos montarão os jogos a partir dos esboço criados e apresentarão ou enviarão esse jogos para serem trabalhos em sala quando retornar as aulas.
Plano de Aula – Período não presencial 2020
Disciplina: ARTE
Turma: 8º C / D
Professor: IVO
Período: TARDE
Roteiro
Duração da aula: 2 AULAS – 90 MIN |
|
|
Data da entrega: 15-5 |
|
Materiais: INTERNET/ CADERNO |
|
|
1. Atividade/Procedimento: Pesquisa Música: Um índio c/Ney Matogrosso - listar na |
Música instrumentos de origem indígena ou africana. Pesquisar instrumentos de origem indígena e africana. Citar outra música com instrumentos dessa origem |
|
Habilidades a serem trabalhadas:analisar instrumentos de matriz indígena e africana em composições musicais |
|
|
Como perceber se você atingiu o objetivo desta atividade: fruir a música e perceber os diversos instrumentos envolvidos |
|
|
Correção e avaliação: registrar no caderno a pesquisa. Desenhar instrumentos de origem indígena e africana |
|
|
|
|
Sobre o desenho do circo, pode ser imprimido por que é muita coisa para desenhar e eu não sei desenhar bem
ResponderExcluirOlá, qual o código das atividades do 8A do classroom??
ResponderExcluirOlá, qual o código das atividades do 8A do classroom??
ResponderExcluirA penúltima imagem qual é a página??
ResponderExcluir