QUÍMICA - 2º ANO
























ATIVIDADE: 
Água e seu consumo pela sociedade;

Propriedades da água para consumo humano;

Água pura e água potável; dissolução de materiais em água e mudança de propriedades;

Tratamento de água por filtração, flotação, cloração e correção de ph;

Concentrações de soluções em massa e em quantidade de matéria (g.L,mol.L ppm % em massa );

Alguns parâmetro de qualidade da água –concentração e materiais dissolvidos;

Determinação da quantidade de oxigênio dissolvido nas águas (DBO )

Fontes causadoras da poluição da água;

Uso e preservação da agua no mundo;


Conteúdos/Objetos de Conhecimento:

Refletir  sobre o significado de água “pura ”
e água potável ;

Aplicar conceitos de separação de misturas, de solubilidade e de transformações químicas para compreender os processos envolvidos no tratamento da água para consumo humano;

Identificar e explicar os procedimentos envolvidos no tratamento da água;

Reconhecer as unidades de concentração expressas em g/L,% em massa, em  volume e mol/L;

Definir Demanda Bioquímica de Oxigênio dissolvida no meio aquático 

Estratégias:

Pesquisas ( coleta de dados )

 Realização de leituras

Realização de resumo textual

Interpretar dados em tabelas e gráficos
Utilização de vídeos
Produção de experimento

Produção de gráficos e tabelas

Aplicação de conceitos em química

Interpretar informação sobre o tratamento da água

Realizar cálculos estequiométrico



Debates



Incentivar atitudes
Conscientes no uso da água 

Recursos materiais:
Livro didático

Dicionários

Caderno do aluno(apostila)

 Computador

Celular

Chats

Vídeos
Tratamento da agua: disponível em
Com/watch?vP2ShcHs

Simulador de “Concentração”
Disponível em
concentration/latest/concentration_
pt_BR.html

Simulador de  “Molaridade ”
Disponivel em
molarity_pt_BR.html

Infográfico “ Escala de PH ” disponivel

Animação  “ Água  ” disponível em
html

Simulador de “ Soluções  ácidos e bases ” disponível em
acid-base-solutions/latest/acid-bas-solucions_pt_BR.html

Vídeo “Experimento de Química-Tratamento da Água ” disponível  https://www.yuotube.com/watch?v=ba6
kAsOf4w   preencher tabela pagina 38

Vídeo “Etapas de uma estação de tratamento de água  ETA ”disponível

Como será avaliado:
Participação nas realizações de atividades individual; registros de questões, tabela gráficos

Apresentações praticas ( vídeo aula )
Aos educandos com defasagem ou dificuldades serão feitos trabalhos diferenciados.

12 comentários:

  1. Bom dia! Queridos alunos espero que vocês estejam bem,com saúde e felizes. Estamos com saudades de todos vocês com pensamento positivo para que essa pandemia seja finalizada para que possamos voltar com as nossas atividades normalmente.Mas enquanto isso não normaliza utilizaremos outros meios para cumprir com nossas atividades escolar. Sendo assim participem das atividades propostas e não esqueçam de responder as questões em seus cadernos (apostila volume 1 )ok
    duvidas me comuniquem. Abraços se cuidem.

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Boa noite .. Queridos estudantes. As atividades de química do 2ª .devem ser realizadas no caderno do aluno volume 1.iniciar na pagina 32 ate 38. Vocês, irão seguir as comandas de cada atividade,leia com atenção inclusive assistam os videos indicados nos roteiros das atividades,pois eles ajudarão no entendimento do assunto. A data de entrega desta atividade sera quando retornarmos.


      Excluir
  3. É pra pesquisar todos os tópicos da atividade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim ..sao as atividades do caderno do aluno volume 1.

      Excluir
  4. Tenho uma dúvida, no plano de aula sobre a "ÁGUA", tbm está incluso "A importância da cultura na vida social". Está correto? São os 2 temas ?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi .respondendo ..acho que na hora que foi enviado pro blog,ficou desorganizado.mas o tema e sobre a água e somente um ,ok.

      Excluir
  5. Professora, qual e-mail ou meio é para entregar suas atividades?

    ResponderExcluir
  6. Thank you for nice information
    Visit Mywebsite
    Visit Us

    ResponderExcluir