ATIVIDADE:
Água e seu consumo pela sociedade;
Propriedades da água para consumo humano;
Água pura e água potável; dissolução de materiais em água e mudança de propriedades;
Tratamento de água por filtração, flotação, cloração e correção de ph;
Concentrações de soluções em massa e em quantidade de matéria (g.L,mol.L ppm % em massa );
Alguns parâmetro de qualidade da água –concentração e materiais dissolvidos;
Determinação da quantidade de oxigênio dissolvido nas águas (DBO )
Fontes causadoras da poluição da água;
Uso e preservação da agua no mundo;
Conteúdos/Objetos de Conhecimento:
Refletir sobre o significado de água “pura ”
e água potável ;
Aplicar conceitos de separação de misturas, de solubilidade e de transformações químicas para compreender os processos envolvidos no tratamento da água para consumo humano;
Identificar e explicar os procedimentos envolvidos no tratamento da água;
Reconhecer as unidades de concentração expressas em g/L,% em massa, em volume e mol/L;
Definir Demanda Bioquímica de Oxigênio dissolvida no meio aquático
Estratégias:
Pesquisas ( coleta de dados )
Realização de leituras
Realização de resumo textual
Interpretar dados em tabelas e gráficos
Utilização de vídeos
Produção de experimento
Produção de gráficos e tabelas
Aplicação de conceitos em química
Interpretar informação sobre o tratamento da água
Realizar cálculos estequiométrico
Debates
Incentivar atitudes
Conscientes no uso da água
Recursos materiais:
Livro didático
Dicionários
Caderno do aluno(apostila)
Computador
Celular
Chats
Vídeos
Tratamento da agua: disponível em
Com/watch?vP2ShcHs
Simulador de “Concentração”
Disponível em
concentration/latest/ concentration_
pt_BR.html
Simulador de “Molaridade ”
Disponivel em
molarity_pt_BR.html
Infográfico “ Escala de PH ” disponivel
Animação “ Água ” disponível em
html
Simulador de “ Soluções ácidos e bases ” disponível em
acid-base-solutions/latest/ acid-bas-solucions_pt_BR.html
Vídeo “Experimento de Química-Tratamento da Água ” disponível https://www.yuotube.com/watch? v=ba6
kAsOf4w preencher tabela pagina 38
Vídeo “Etapas de uma estação de tratamento de água ETA ”disponível
Como será avaliado:
Participação nas realizações de atividades individual; registros de questões, tabela gráficos
Apresentações praticas ( vídeo aula )
Aos educandos com defasagem ou dificuldades serão feitos trabalhos diferenciados.
Bom dia! Queridos alunos espero que vocês estejam bem,com saúde e felizes. Estamos com saudades de todos vocês com pensamento positivo para que essa pandemia seja finalizada para que possamos voltar com as nossas atividades normalmente.Mas enquanto isso não normaliza utilizaremos outros meios para cumprir com nossas atividades escolar. Sendo assim participem das atividades propostas e não esqueçam de responder as questões em seus cadernos (apostila volume 1 )ok
ResponderExcluirduvidas me comuniquem. Abraços se cuidem.
Não entendi nada
ResponderExcluirBoa noite .. Queridos estudantes. As atividades de química do 2ª .devem ser realizadas no caderno do aluno volume 1.iniciar na pagina 32 ate 38. Vocês, irão seguir as comandas de cada atividade,leia com atenção inclusive assistam os videos indicados nos roteiros das atividades,pois eles ajudarão no entendimento do assunto. A data de entrega desta atividade sera quando retornarmos.
ExcluirÉ pra pesquisar tudo isso?
ResponderExcluirTudo isso o que ??
ExcluirÉ pra pesquisar todos os tópicos da atividade?
ResponderExcluirsim ..sao as atividades do caderno do aluno volume 1.
ExcluirTenho uma dúvida, no plano de aula sobre a "ÁGUA", tbm está incluso "A importância da cultura na vida social". Está correto? São os 2 temas ?
ResponderExcluirObrigada!
oi .respondendo ..acho que na hora que foi enviado pro blog,ficou desorganizado.mas o tema e sobre a água e somente um ,ok.
ExcluirProfessora, qual e-mail ou meio é para entregar suas atividades?
ResponderExcluirmariasandra26@yahoo.com.br
ExcluirThank you for nice information
ResponderExcluirVisit Mywebsite
Visit Us