PORTUGUÊS - 9º ANO















 

Atividades a distância

1.     Habilidades Contempladas:
1.1 (EF69LP11) Identificar e analisar posicionamentos defendidos e refutados na escuta de interações polêmicas em entrevistas, discussões e debates (televisivo, em sala de aula, em redes sociais etc.), entre outros, e se posicionar frente a eles.
Ø  Produção de textos jornalísticos orais
Ø  Considerar produção de textos jornalísticos orais.
1.2 (EF69LP07B) Produzir textos em diferentes gêneros, considerando sua adequação ao contexto de produção e circulação
Ø  Textualização
Ø  Corrigir e aprimorar as produções realizadas, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de concordância, ortografia, pontuação em textos e editando imagens, arquivos sonoros, fazendo cortes, acréscimos, ajustes, acrescentando/ alterando efeitos, ordenamentos etc.
1.3 (EF69LP53) Ler em voz alta textos literários diversos, bem como leituras orais capituladas (compartilhadas ou não com o professor) de livros, contar/recontar histórias tanto da tradição oral, quanto da tradição literária escrita, expressando a compreensão e interpretação do texto por meio de uma leitura ou fala expressiva e fluente, gravando essa leitura ou esse conto/reconto, seja para análise posterior.
Ø  Produção de textos orais Oralização
Ø  Gêneros como contos de amor, de humor, de suspense, de terror; crônicas líricas, humorísticas, críticas; Livros de maior extensão, como romances, narrativas de enigma, narrativas de aventura, literatura infanto-juvenil; Leitura ou fala expressiva e fluente: que respeite o ritmo, as pausas, as hesitações, a entonação indicados tanto pela pontuação quanto por outros recursos gráfico-editoriais, como negritos, itálicos, caixa-alta, ilustrações etc.; Análise da gravação: seja para produção de áudio-books de textos literários diversos ou de podcasts de leituras dramáticas com ou sem efeitos especiais e ler e/ou declamar poemas diversos, tanto de forma livre quanto de forma fixa (como quadras, sonetos, liras, haicais etc.), empregando os recursos linguísticos, para-linguísticos e cinésicos necessários aos efeitos de sentido pretendidos, como o ritmo e a entonação, o emprego de pausas e prolongamentos, o tom e o timbre vocais, bem como eventuais recursos de gestualidade e pantomima que convenham ao gênero poético e à situação de compartilhamento em questão



Atividades a distância

1.     Habilidades Contempladas:
1.1 (EF69LP11) Identificar e analisar posicionamentos defendidos e refutados na escuta de interações polêmicas em entrevistas, discussões e debates (televisivo, em sala de aula, em redes sociais etc.), entre outros, e se posicionar frente a eles.
Ø  Produção de textos jornalísticos orais
Ø  Considerar produção de textos jornalísticos orais.
1.2(EF69LP07B) Produzir textos em diferentes gêneros, considerando sua adequação ao contexto de produção e circulação
Ø  Textualização
Ø  Corrigir e aprimorar as produções realizadas, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de concordância, ortografia, pontuação em textos e editando imagens, arquivos sonoros, fazendo cortes, acréscimos, ajustes, acrescentando/ alterando efeitos, ordenamentos etc.
1.3 (EF69LP53) Ler em voz alta textos literários diversos, bem como leituras orais capituladas (compartilhadas ou não com o professor) de livros, contar/recontar histórias tanto da tradição oral, quanto da tradição literária escrita, expressando a compreensão e interpretação do texto por meio de uma leitura ou fala expressiva e fluente, gravando essa leitura ou esse conto/reconto, seja para análise posterior.
Ø  Produção de textos orais Oralização
Ø  Gêneros como contos de amor, de humor, de suspense, de terror; crônicas líricas, humorísticas, críticas; Livros de maior extensão, como romances, narrativas de enigma, narrativas de aventura, literatura infanto-juvenil; Leitura ou fala expressiva e fluente: que respeite o ritmo, as pausas, as hesitações, a entonação indicados tanto pela pontuação quanto por outros recursos gráfico-editoriais, como negritos, itálicos, caixa-alta, ilustrações etc.; Análise da gravação: seja para produção de áudio-books de textos literários diversos ou de podcasts de leituras dramáticas com ou sem efeitos especiais e ler e/ou declamar poemas diversos, tanto de forma livre quanto de forma fixa (como quadras, sonetos, liras, haicais etc.), empregando os recursos linguísticos, para-linguísticos e cinésicos necessários aos efeitos de sentido pretendidos, como o ritmo e a entonação, o emprego de pausas e prolongamentos, o tom e o timbre vocais, bem como eventuais recursos de gestualidade e pantomima que convenham ao gênero poético e à situação de compartilhamento em questão 

                      Atividade - Ler e compartilhar histórias

Ø  Escrever uma propaganda com o objetivo de convencer um colega a ler determinado livro, para expor na classe quando estiverem de volta.

Ø  O aluno deverá ler a crônica “A Bola” de Luís Fernando Veríssimo e fazer os registros da leitura, conforme o roteiro exposto a seguir:
1.     Registro da leitura:


O texto “______________________________”, escrito pelo(a) autor(a) ____________________________________________________, fala a respeito __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2.     Estrutura da narrativa

Ø  Fazer a leitura em voz alta.
Ø  Preencher o quadro:

O narrador está em 1ª ou 3ª pessoa?
Quem é o personagem principal?
Onde ocorre a história?
Quando ocorre a história?
No final da história, algum problema é resolvido?








ATIVIDADE: 
Analisar o fenômeno da disseminação de notícias falsas nas redes sociais.

Conteúdos/Objetos de Conhecimento:
Reconstrução do contexto de produção, circulação e recepção de textos Caracterização do campo jornalístico e relação entre os gêneros em circulação, mídias e práticas da cultura digital

Estratégias:
Leitura sobre o que é o novo Corona Vírus.

Identificar através do vídeo proposto as notícias falsas.


Recursos materiais:
 Vídeo VACINA CONTRA FAKE NEWS https://www.youtube.com/watch?v=Awb4LZnutFE

Como será avaliado:


- Questões no Google forms e Texto Dissertativo argumentativo sobre o novo Coronavírus – Covid – 19 individual. 



ATIVIDADE: 
Identificar e analisar posicionamentos defendidos e refutados na escuta de interações polêmicas em entrevistas, discussões e debates (televisivo, em sala de aula, em redes sociais etc.), entre outros, e se posicionar frente a eles.

Conteúdos/Objetos de Conhecimento:
Oralidade *Considerar todas as habilidades dos eixos leitura e produção que se referem a textos ou produções orais, em áudio ou vídeo

Estratégias:
Produção de textos jornalísticos orais. Considerar a produção de textos jornalísticos orais.  
Textualização Corrigir e aprimorar as produções realizadas, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de concordância, ortografia, pontuação em textos e editando imagens, arquivos sonoros, fazendo cortes, acréscimos, ajustes, acrescentando/alterando efeitos, etc. 

Recursos materiais:
A partir do livro didático ou apostila do governo do Estado de São Paulo 

Como será avaliado:


Através do roteiro de estudos. Material em Word e O aluno deverá escolher um dos temas propostos e refazer a atividade

ATIVIDADES À DISTANCIA : PROJETO INTERDISCIPLINAR

Professor : Jefferson Cleiton                          Disciplina: Língua Portuguesa


  1. Tema: COVID-19


Roteiro de estudo 9 F 

Semana : 27/04 a 30/04


  1. Duração:  6 aulas  dia 

  2. Data de entrega:  08/04/2020

  3.  Atividade:

a) Pesquisar em diferentes emissoras de televisão, programas de rádio ou na internet, os vários discursos acerca da atual pandemia de COVID-19. O estudante deve identificar, analisar e comparar opiniões expressas em entrevistas, notícias, reportagens ou relatos, relacionadas ao Corona Vírus, diferenciando a fonte na qual as opiniões se baseiam .

b) Entrevistar (opção via rede social, o que for mais acessível no momento)  familiares, vizinhos e outras pessoas próximas sobre o que pensam acerca da atual pandemia de COVID-19. O estudante deve identificar, analisar e comparar as opiniões expressas e diferenciá-las





Habilidades a serem trabalhadas:

    • - Analisar o fenômeno da disseminação de notícias falsas nas redes sociais.

    • – Desenvolver estratégias para reconhecimento de notícias falsas nas redes sociais, considerando, por exemplo, fonte, data, local da publicação, autoria, URL, comparação de diferentes fontes, consulta a sites de curadoria que atestam a fidedignidade de fatos relatados. 

Plano de Aula –

Período não presencial 2020

Disciplina: Língua Portuguesa

Turma:           9ºs

B

Professor: Regina Bertoncin

Período: Tarde

Roteiro

Duração da aula:                                06 aulas

 

 

Data da entrega:                          Retorno às aulas

 

Materiais:                            Computador ou celular, caderno, lápis ou caneta.

 

 

Atividade/Procedimento:PARCERIA COM A PROFº ROSANA HALT – SALA DE LEITURA.

 

                        Leia, copie e Responda às 03 ATIVIDADE que seguem no caderno:

 

ATIVIDADE 01:                     Analise a charge a seguir para responder às questões:


 

QUESTÃO 1 
A linguagem do namorado no último quadrinho ilustra a variação __________________ da língua, caracterizada pela presença de ___________________. Marque a alternativa cujos termos preenchem adequadamente as respectivas lacunas.

a) Situacional; jargão técnico
b) Regional; estrangeirismos
c) Social; gírias
d) Geográfica; regionalismos
e) Temporal; arcaísmos

 

QUESTÃO 2
O contexto da tirinha permite inferir que o vocábulo “parvoíce” só 
NÃO é sinônimo de:

a) bobagem
b) tolice
c) estupidez
d) esperteza
e) asneira

 

 

ATIVIDADE 02:

 

TEXTO - “O que REALMENTE significa ter ansiedade” por Kirsten Corley

 

Vai além de simplesmente se preocupar. Ansiedade significa noites em claro, conforme você suspira e vira de um lado para o outro. É o seu cérebro nunca sendo capaz de desligar. É a confusão de pensamentos que você pensa antes da hora de dormir e todos os seus piores medos se tornam realidade em sonhos e pesadelos.

É acordar cansada mesmo que o dia só tenha começado.

Ansiedade é aprender como funcionar em privação de sono porque você só conseguiu fechar os olhos às duas da manhã. É toda mensagem que você pensa ‘como fazer isso da forma correta?’. É duas ou três mensagens que você manda caso tenha feito algo errado. Ansiedade é responder mensagens de forma embaraçosamente rápida.

Ansiedade é o tempo que você gasta esperando uma resposta enquanto um cenário se monta na sua cabeça, questionando o que a outra pessoa está pensando ou se ela está brava.

Ansiedade é a mensagem não respondida que te mata por dentro, mesmo que você diga a si mesma ‘talvez ele esteja ocupado ou irá responder depois’.

Ansiedade é a voz crítica que diz ‘talvez ele esteja só te ignorando mesmo’. É você acreditar em cada cenário negativo que você cria.

Ansiedade é esperar. Parece que você está sempre esperando.

É o conjunto de conclusões inexatas que sua mente cria, e você não tem outra escolha a não ser aceitá-las.

Ansiedade é se desculpar por coisas que nem precisam ser desculpadas.

Ansiedade é duvidar de si mesma e falta de autoconfiança.

Ansiedade é ser superatenta sobre tudo e todos. Você consegue dizer se alguém mudou de humor apenas pelo tom de voz da pessoa.

Ansiedade é arruinar relacionamentos antes mesmo deles começarem. Ela te diz ‘você está enganada; ele não gosta de você e vai te deixar’. E você acredita.

Ansiedade é um estado constante de preocupação, pânico e viver no limite. É viver com medos irracionais.

É pensar demais, é se importar demais. Porque a raiz das pessoas ansiosas é se importar.

É ter mãos suadas e coração acelerado. Mas por fora, ninguém percebe. Você aparenta estar calma e sorridente, mas por dentro é o contrário.

Ansiedade é a arte da decepção por parte de pessoas que não te conhecem. E das pessoas que te conhecem, é ouvir constantemente ‘não se preocupe’, ‘você está pensando demais’, ‘relaxe’. É sobre seus amigos ouvirem suas conclusões e não entenderem como você chegou nelas.

Ansiedade é querer consertar algo que nem problema é.

É o amontoado de perguntas que te fazem duvidar de si mesma. É voltar atrás para checar   novamente.

Ansiedade é o desconforto de uma festa por pensar que todo mundo está te observando e você não é bem-vinda lá.

Ansiedade é tentar compensar e agradar demais outras pessoas.

Ansiedade é estar sempre no horário porque o pensamento de chegar atrasada te deixa em   pânico.

Ansiedade é o medo de fracassar e a busca incansável por perfeição. E então se punir quando você falha.

É sempre precisar de um roteiro e de um plano.

Ansiedade é a voz dentro da sua cabeça que diz ‘você vai falhar’.

É tentar suprir as expectativas dos outros mesmo que isso esteja te matando. Ansiedade é aceitar mais do que você consegue lidar para que você se distraia e não pense demais em outros assuntos.

Ansiedade é procrastinar, porque você está paralisada pelo medo de fracassar.

É o gatilho que te faz ter um ataque de pânico.

É estar quebrada na sua privacidade e chorar de preocupação quando ninguém mais está vendo.

É aquela voz crítica dizendo ‘você estragou tudo’ ou ‘você deveria mesmo se sentir um lixo agora’.

Mas mais que qualquer coisa, ansiedade é se importar. É nunca querer machucar alguém. É nunca querer fazer algo errado. Mais que tudo, é o desejo de simplesmente ser aceita e querida. Então você acaba tentando demais às vezes. E quando você encontra amigos que entendem isso, eles te ajudam a superar juntos. Você percebe que essa pode ser uma batalha que você enfrente todos os dias, mas é uma que não precisa ser enfrentada sozinha.

 

https://www.revistapazes.com/o-que-realmente-significa-ter-ansiedade/ Acessado em 27/04/2020.

 

Texto originalmente publicado no site Thought Catalog, por Kirsten Corley, em 23/02/2018  e é, de longe, o texto mais simples, direto e esclarecedor que já li sobre o tema. A ansiedade, mal do século, doença que tem feito, ao longo dos anos, uma multidão de mentes cativas, é um mal a não ser desprezado, subestimado ou ignorado

 

 

ATIVIDADE - Leia atentamente o texto e responda as questões a seguir:

 

1.     Leia atentamente o texto 2 e faça o que se pede:

a.      Grife as palavras que você não conhece;

b.     Anote cada palavra desconhecida e procure o significado de cada uma delas;

2.     Qual é o título do texto?

3.     Qual é o assunto do texto?

4.     Quem é o autor (a) do texto?

5.     Em qual meio de comunicação ele foi publicado?

6.     Em qual data ele foi publicado?

7.     No texto há uma palavra que se repete constantemente. Qual é essa palavra? Por que sua autora usou esse recurso linguístico de repetição em seu texto?

8.     O que significa ansiedade para a autora?

9.     Qual é o objetivo do autor ao escrever este texto?

10.  Faça um breve comentário sobre o texto. (mínimo 10 linhas).

Figura de construção:

Anáfora – Repetição proposital de um termo ou expressão no início de uma frase ou verso.

 

 

 

 

ATIVIDADE 03:

                 Assista ao curta metragem “Um centésimo de Segundo” dirigido e roteirizado por Susan Jacobson (https://www.youtube.com/watch?v=X8n-LtmXS1c), em seguida faça um texto argumentativo (dentro da estrutura já estudada em sala de aula)  para expor a sua opinião sobre o tema/assunto do texto. (mínimo de 20 linhas)

 

Habilidades a serem trabalhadas:

EF69L ((EF69LP03D) Identificar crítica ou ironia/humor presente em tirinhas, memes, charge, por exemplo.

           (EF08LP07B) Identificar, em gêneros textuais, a regência de verbos de uso frequente.

EF69  (EF69LP56) Fazer uso consciente e reflexivo de regras e normas da norma-padrão em situações de fala e escrita nas quais ela deve ser usada.7, arquivos sonoros, fazendo cortes, acréscimos, ajustes, acres                        c         (EF89LP37) Analisar os efeitos de sentido do uso de figuras de linguagem como ironia, eufemismo, antítese, aliteração, assonância, dentre outras / alterando efeitos, ordenamentos et

Como perceber se você atingiu o objetivo desta atividade:

Perceberemos o atingimento das metas propostas através da correção dos exercícios, analisando as respostas e os textos escritos pelos alunos.

 

Correção e avaliação:  Registro das atividades no caderno.

 

 

 

 

ATIVIDADES À DISTANCIA : PROJETO INTERDISCIPLINAR

Professor : Jefferson Cleiton                          Disciplina: Língua Portuguesa


Tema: COVID-19

Roteiro de estudo 9 F 

Semana : 27/04 a 30/04


Duração:  6 aulas  dia 
Data de entrega:  08/04/2020
 Atividade:

a) Pesquisar em diferentes emissoras de televisão, programas de rádio ou na internet, os vários discursos acerca da atual pandemia de COVID-19. O estudante deve identificar, analisar e comparar opiniões expressas em entrevistas, notícias, reportagens ou relatos, relacionadas ao Corona Vírus, diferenciando a fonte na qual as opiniões se baseiam .

b) Entrevistar (opção via rede social, o que for mais acessível no momento)  familiares, vizinhos e outras pessoas próximas sobre o que pensam acerca da atual pandemia de COVID-19. O estudante deve identificar, analisar e comparar as opiniões expressas e diferenciá-las

Identificar, analisar e comparar as  informações obtidas  através das pesquisas e da entrevista  realizada, como pede o item  a e b;
https://www.youtube.com/watch?v=uIt3Sc5T2g4 : Máscaras contaminadas da China 
.https://www.youtube.com/watch?v=7hcG0PfI1Ho : Desmentindo Fake News sobre máscaras contaminadas com Coravírus Covid - 19 a serem distribuídas .
Guia de como escrever um relatório : https://www.iag.usp.br/~eder/guia_relatorio.pdf




Habilidades a serem trabalhadas:

- Analisar o fenômeno da disseminação de notícias falsas nas redes sociais.
– Desenvolver estratégias para reconhecimento de notícias falsas nas redes sociais, considerando, por exemplo, fonte, data, local da publicação, autoria, URL, comparação de diferentes fontes, consulta a sites de curadoria que atestam a fidedignidade de fatos relatados. 


Como perceber  se  você atingiu o  objetivo desta atividade:

Online: participar e trocar informações em grupos de discussões, observando o quanto as pessoas estão informadas ou desinformadas sobre a Pandemia mundial e 

no Brasil.

Utilizar suas redes de contatos sociais para conscientizar e esclarecer pontos importante de informação e prevenção.

Off-line: Obter informações corretas, seguras em fontes confiáveis, evitando compartilhar fake News e também para nos prevenirmos sobre  possíveis contágios.

Para correção e avaliação:  Enviar a suas pesquisas e entrevistas ( suas anotações) e finalizar com o seu relatório de acordo com as orientações no link( como elaborar um relatório).

 





Um comentário: