ATPC - EAD - 2020

 Professores:

Assunto: BNCC/Currículo Paulista Ensino Médio – 



Sabemos que estamos passando por um momento delicado, mas precisamos pensar na educação dos nossos estudantes. Infelizmente não podemos adiar algumas discussões sobre a etapa do ensino médio do Currículo Paulista e contamos com vocês nesse momento para seguir com as seguintes ações:


*1. Todas as informações da etapa do Ensino Médio do Currículo Paulista estão no site:* https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/ensino-medio/

*2. A versão preliminar da etapa do Ensino Médio do Currículo Paulista, bem como o questionário específico para professores, está disponível para consulta pública até o dia 19/04/2020 no link: https://sed.educacao.sp.gov.br/QuestionarioCurriculo/Index

*3. Nos próximos dias, haverá seis videoconferências com a participação dos redatores especialistas que participam da construção para apresentar o documento. A transmissão será pela rede do saber com link aberto (http://www.rededosaber.sp.gov.br/portais/), conforme cronograma a seguir:

26/mar às 10h - informação geral sobre o currículo, texto introdutório

31/mar às 9h - apresentação da área de linguagens

31/mar às 15h - apresentação da área de matemática



1/abr às 9h - apresentação da área de ciências humanas



1/abr às 15h - apresentação da área de ciências da natureza


2/abr às 9h - apresentação da formação técnica e profissional

*4. O MEC disponibiliza cursos sobre a BNCC para as áreas do conhecimento. Finalizando o curso o professor receberá um certificado emitido pelo MEC que será validado pela EFAPE que contará para a evolução funcional. O curso oferecido pelo MEC não tem caráter obrigatório. O link para se cadastrar é: http://avamec.mec.gov.br/#/usuario/cadastrar

Contamos com as sugestões de todos  para construção do documento  dessa etapa de ensino da Educação Básica, visto que, com colaboração, o Currículo Paulista das etapas Educação Infantil e Ensino Fundamental foi homologado e está sendo implementado em 2020.

Atenciosamente:
Nilda e Rondnely
Coordenação

Pauta ATPC  26/03/2020  - Texto Introdutório - Currículo Paulista Ensino Médio
Objetivos:  - Apresentar informações gerais sobre a etapa do Ensino Médio do Currículo Paulista e esclarecer dúvidas que possam existi

Transmisão Streaming site Rede do Saber : www.rededosaber.sp.gov.br




Professores os slides da vídeo conferência estão no link abaixo:



  • As discussões e reflexões referente ao Currículo Paulista do Ensino Médio, podem ser discutidas nos comentários abaixo.
  • Podemos refletir sobre documento referente a estrutura,  os princípios, eixo central, a organização por área; como será as escolhas dos alunos; elaboração dos itinerários formativos e as áreas do conhecimento, a oferta desses itinerários nas escolas e etc.
  • Lembrete :Vamos participar da consulta pública. Lembrando que o documento está dividido por tópico, o professor não precisa entrar em todas as áreas e sim pela área de interesse,  entrar também nos itinerários formativos.
Obrigada, fiquem em paz!
Coordenação








ATPC -31/03/2020 CIÊNCIAS HUMANAS

Competências gerais e específicas das Ciências Humanas 
Na etapa do Ensino Fundamental – Anos Finais, a área de Ciências Humanas, por meio dos componentes de Geografia e História, contribui para interpretar o mundo, compreender processos e fenômenos sociais, políticos, econômicos, culturais e ambientais e propor ações de intervenção a partir da realidade. Com base nos fundamentos e princípios da área de Ciências Humanas, a pauta pretende dialogar com a realidade da comunidade local, regional e global, à luz das características demográficas, naturais, temporais, políticas, econômicas, socioculturais e com os temas contemporâneos. Nesse sentido, o desenvolvimento desta pauta aprofunda os estudos e as reflexões sobre as competências gerais e específicas da área de Ciências Humanas do Currículo Paulista, visto que contemplam integradamente conceitos, procedimentos, atitudes e valores fundamentais para a formação integral dos estudantes. 

Objetivos desta pauta formativa:

  • Aprofundar os estudos e as reflexões sobre as competências gerais do Currículo Paulista e articular com as competências específicas da área de Ciências Humanas.
  •   Compreender as competências específicas das Ciências Humanas como elementos que possibilitam a formação integral.
  •   Vivenciar por meio de atividades estruturadas a compreensão das competências.
 Materiais e recursos necessários para desenvolver esta pauta 
 Anexo 1 – Competências gerais do Currículo Paulista. Acesse usando o link https://avaefape.educacao.sp.gov.br/pluginfile.php/1333815/mod_page/content/165/ANEXO1_competencias.pdf 
 Anexo 3 – Competências específicas de Ciências Humanas para o Ensino Fundamental. Acesse usando o link https://avaefape.educacao.sp.gov.br/pluginfile.php/1333815/mod_page/content/165/ANEXO3_competencias_especificas.pdf 



Atividade 1: Quiz das competências

  • Relembre o conceito de competências definido no Currículo Paulista: 
  • Fazer uma reflexão nos comentários
  • Fazer a identificação, a localização e a correlação entre as competências do Anexo 1 e as palavras do Anexo 2.
  •   Registrar essa associação no link  do forms abaixo.
  •  Sugestão: você pode  recortar as palavras para facilitar a execução do exercício. Registre nos comentários do blog as associações para socializar com os demais.


Atividade 2: Associação – Competências da área de Ciências Humanas para o Ensino Fundamental  O que fazer?
Com as associações feitas na atividade 1, agora vamos fazer a associação correta entre as palavras e as competências específicas da área de Ciências Humanas para o Ensino Fundamental constantes no Anexo 3 e registrarem o resultado.

 Anexo 3 – Competências específicas de Ciências Humanas para o Ensino Fundamental. Acesse usando o link https://avaefape.educacao.sp.gov.br/pluginfile.php/1333815/mod_page/content/165/ANEXO3_competencias_especificas.pdf 



Desdobramentos para as aulas
Esse processo contribui para o planejamento de ações didático-pedagógicas articuladas com os princípios curriculares trabalhados nas pautas anteriores (quando os fundamentos dos componentes de História e Geografia foram objeto de estudo). Desta forma, busca-se favorecer o planejamento de estratégias didáticas que contemplem as prioridades educacionais explicitadas nas competências de Ciências Humanas do Currículo Paulista.Desdobramentos para as aulas Esse processo contribui para o planejamento de ações didático-pedagógicas articuladas com os princípios curriculares trabalhados nas pautas anteriores (quando os fundamentos dos componentes de História e Geografia foram objeto de estudo). Desta forma, busca-se favorecer o planejamento de estratégias didáticas que contemplem as prioridades educacionais explicitadas nas competências de Ciências Humanas do Currículo Paulista.



Agradecemos a participação 
Nilda/Rondy
Coordenação



MATERIAL DA VIDEOCONFERÊNCIA DO DIA 26/03


VIDEOCONFERÊNCIA

Título da Transmissão: Currículo Paulista Etapa EM - apresentação da área de linguagens
Data: 31/03/2020
Horário: das 9h às 10h
A transmissão será voltada às equipes escolares, professores da área de Linguagens, diretores de Núcleo Pedagógico e PCNP da área de Linguagens, e tem como principais objetivos apresentar informações e esclarecer as dúvidas que possam existir sobre os documentos da consulta pública do Currículo Paulista Etapa Ensino Médio. A videoconferência terá a presença da Equipe da COPED e da Equipe Curricular de Linguagens. 
A transmissão será feita pela Rede do Saber/EFAPE.















Então equipe após a rodada de videoconfências sobre o currículo do Ensino Médio, deixe aqui o seu comentário.



Pauta ATPC - Geográfia e História 02/04/2020 
Competências específicas de História e Geografia Formação Integral; Ciências Humanas. (continuação)

Esse ATPC é específico para os professores de História e Geografia, dando continuidade a atpc de  Ciências Humanas do dia 31/03.

Objetivos desta pauta formativa
Analisar as competências dos componentes de História e Geografia no Currículo Paulista.
Refletir e buscar, a partir das competências explicitadas no Currículo Paulista, procedimentos que envolvam métodos investigativos articulados entre os componentes.
Vivenciar por meio de atividade de quiz (jogos mentais) a compreensão das competências.


Atividade 2: Discussão nos comentários do blog


Avaliação

Desdobramento para as aulas

O conteúdo da ATPC está no aplicativo sway , e as questões para participação esta no forms,  basta clicar no link e mão na massa.

Ir para este Sway



ANEXO 1 – Competências específicas de Geografia para o Ensino Fundamental
 1. Utilizar os conhecimentos geográficos para entender a interação sociedade/natureza e exercitar o interesse e o espírito de investigação e de resolução de problemas.
 2. Estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da natureza ao longo da história. 
3. Desenvolver autonomia e senso crítico para compreensão e aplicação do raciocínio geográfico na análise da ocupação humana e produção do espaço, envolvendo os princípios de analogia, conexão, diferenciação, distribuição, extensão, localização e ordem.
 4. Desenvolver o pensamento espacial, fazendo uso das linguagens cartográficas e iconográficas, de diferentes gêneros textuais e das geotecnologias para a resolução de problemas que envolvam informações geográficas. 
5. Desenvolver e utilizar processos, práticas e procedimentos de investigação para compreender o mundo natural, social, econômico, político e o meio técnico-científico e informacional, avaliar ações e propor perguntas e soluções (inclusive tecnológicas) para questões que requerem conhecimentos científicos da Geografia. 
6. Construir argumentos com base em informações geográficas, debater e defender ideias e pontos de vista que respeitem e promovam a consciência socioambiental e o respeito à biodiversidade e ao outro, sem preconceitos de qualquer natureza.
 7. Agir pessoal e coletivamente com respeito, autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, propondo ações sobre as questões socioambientais, com base em princípios éticos, democráticos, sustentáveis e solidários. 

Fonte: SÃO PAULO (Estado). Currículo Paulista. São Paulo: Secretaria da Educação, 2019. Disponível em: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/sites/7/2019/09/curriculopaulista-26-07.pdf. Acesso em: 4 mar. 2020

ANEXO 2 – Competências específicas de História para o Ensino Fundamental
1. Compreender acontecimentos históricos, relações de poder e processos e mecanismos de transformação e manutenção das estruturas sociais, políticas, econômicas e culturais ao longo do tempo e em diferentes espaços para analisar, posicionar-se e intervir no mundo contemporâneo. 
2. Compreender a historicidade no tempo e no espaço, relacionando acontecimentos e processos de transformação e manutenção das estruturas sociais, políticas, econômicas e culturais, bem como problematizar os significados das lógicas de organização cronológica. 
3. Elaborar questionamentos, hipóteses, argumentos e proposições em relação a documentos, interpretações e contextos históricos específicos, recorrendo a diferentes linguagens e mídias, exercitando a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos, a cooperação e o respeito. 
4. Identificar interpretações que expressam visões de diferentes sujeitos, culturas e povos com relação a um mesmo contexto histórico, e posicionar-se criticamente com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.
 5. Analisar e compreender o movimento de populações e mercadorias no tempo e no espaço e seus significados históricos, levando em conta o respeito e a solidariedade com as diferentes populações. 
6. Compreender e problematizar os conceitos e procedimentos da produção historiográfica. 
7. Produzir, avaliar e utilizar tecnologias digitais de informação e comunicação, posicionando-se de modo crítico, ético e responsável, compreendendo seus significados para os diferentes grupos ou estratos sociais. 
8. Compreender a história e a cultura africana, afro-brasileira, imigrante e indígena, bem como suas contribuições para o desenvolvimento social, cultural, econômico, científico, tecnológico e político e tratar com equidade as diferentes culturas. 
 9. Compreender, identificar e respeitar as diversidades e os movimentos sociais, contribuindo para a formação de uma sociedade igualitária, empática, que preze pelos valores da convivência humana e que garanta direitos.

 Fonte: SÃO PAULO (Estado). Currículo Paulista. São Paulo: Secretaria da Educação, 2019. Disponível em: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/sites/7/2019/09/curriculopaulista-26-07.pdf. Acesso em: 4 mar. 2020

Bons estudos e fiquem em paz!

Nilda/Rondy
Coordenação


Pauta ATPC - LINGUAGENS 03/04/2020 

O compromisso com o desenvolvimento de competências – área de Linguagens 1

TEMA: Currículo Paulista
TAGs: Linguagens; Competências; Anos Finais.

  • Nesta pauta, o foco é incentivar os educadores a reconhecerem a importância das competências da área de Linguagens do Currículo Paulista para a promoção do desenvolvimento integral dos estudantes nas escolas, conectando essas competências de forma articulada entre os componentes.
  • A atividade aqui proposta visa organizar visualmente em painel/mapa mental as competências para facilitar a discussão. Além disso, algumas das questões propostas nortearão o grupo a fim de subsidiar a prática docente por meio da formação continuada.
  • Atividade - Costrução de um mapa mental
  • conhecimento prévio - Forms
  •  vídeo sobre o gênero mapa mental.
  • socialização
  • Avaliação
  • Para saber mais!

    Objetivos desta pauta formativa
    • Conhecer, compreender e reconhecer a relevância das seis competências da área de Linguagens no contexto da implementação do Currículo Paulista.
    • Discutir a importância das competências para o desenvolvimento integral dos estudantes.
    Materiais e recursos necessários para desenvolver esta pauta
    • lousa, papel kraft ou flipchart para confecção do painel/mapa mental.
    • Cópias impressas do Anexo 1 – Competências da área de Linguagens.
    • Cópias impressas do Anexo 2 – Modelo mapa mental. (ou um esqueleto de uma mental)
    • Papéis, canetas para anotação e post-it (ou material alternativo e fita adesiva).

    • O conteúdo da ATPC está no aplicativo sway , e as questões para participação esta no forms,  basta clicar no link e mão na massa.





    ANEXO 1 Competências da área de Linguagens Competências específicas de Linguagens para o Ensino Fundamental
    1. Compreender as linguagens como construção humana, histórica, social e cultural, de natureza dinâmica, reconhecendo-as e valorizando-as como formas de significação da realidade e expressão de subjetividades e identidades sociais e culturais. #- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -- - - - - - - - -- - - - -- - - - - - - - - - - - - -- - - - - - - - - - - - - - - -
    2. Conhecer e explorar diversas práticas de linguagem (artísticas, corporais e linguísticas) em diferentes campos da atividade humana para continuar aprendendo, ampliar suas possibilidades de participação na vida social e colaborar para a construção de uma sociedade mais justa, democrática e inclusiva. #- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -- - - - - - - - -- - - - - - - - - - - - - -- - - - -- - - - - - - - - - - - - - - -
    3. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao diálogo, à resolução de conflitos e à cooperação. #- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -- - - - - - - - -- - - - - - - - - - - - - -- - - - -- - - - - - - - - - - - - - -
    4. Utilizar diferentes linguagens para defender pontos de vista que respeitem o outro e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, atuando criticamente frente a questões do mundo contemporâneo. #- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -- - - - - - - - -- - - - - - - - - - - - - - -- - - - -- - - - - - - - - - - - - - 5. Desenvolver o senso estético para reconhecer, fruir e respeitar as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, inclusive aquelas pertencentes ao patrimônio cultural da humanidade, bem como participar de práticas diversificadas, individuais e coletivas, da produção artístico-cultural, com respeito à diversidade de saberes, identidades e culturas. # - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -- - - - - - - - -- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -- - - - -- - - - - - - - - - - - -
    6. Compreender e utilizar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares), para se comunicar por meio das diferentes linguagens e mídias, produzir conhecimentos, resolver problemas e desenvolver projetos autorais e coletivos. #- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -- - - - - - - - -- - - - -- - - - - - - - - - - -- - - - -- - - - - - - - - - - - -
    Fonte: SÃO PAULO (Estado). Currículo Paulista. São Paulo: Secretaria da Educação, 2019. p.96. Disponível em: http://www.escoladeformacao.sp.gov.br/portais/Portals/84/docs/pdf/curriculo_paulista_26_07_2019.pdf. Acesso em: 16 mar. 2020.
    ANEXO 2Modelo mapa mental Sugestão de montagem do painel/mapa mental

    • Bons estudos e fiquem em paz!
      Nilda/Rondy
      Coordenação


    • Prezados(as) professores(as) e gestores(as)
      Entre os dias 28 e 30/04/2020, a SEDUC, por meio da EFAPE, orientará a rede para os momentos de ATPC que ocorrerão durante o período de isolamento social, inclusive para esta semana especificamente. As orientações serão realizadas por meio do aplicativo do Centro de Mídias SP e terão como objetivos:
      1. Apoiar Professores e Gestores na discussão dos conteúdos e orientações desenvolvidos durante a semana de Replanejamento.
      2. Apoiar Professores e Gestores em relação ao desenvolvimento das pautas formativas a partir do dia 05/05 com a definição dos dias, sugestão de horários e indicação de materiais de referência como as pautas formativas já disponibilizadas no AVA EFAPE, o "Documento Orientador Atividades escolares não presenciais" encaminhado no Comunicado COPED, CGRH, EFAPE e CITEM com destaque as habilidades destacadas para o 1º bimestre e organização de temas.
      3. Apoio para utilização da ferramenta teams.
      4. Apoiar o preenchimento do questionário do dia 23/04, questionário do dia 24/04 e a atividade de encerramento que deve ser entregue, relativos às atividades do replanejamento.
      Essas atividades serão realizadas em acordo com o seguinte cronograma:
      28/04/2020 - das 8h às 9h 30min para professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio da área de Ciências Humanas + Gestores
      29/04/2020 - das 8h às 9h 30min para professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio da área de Linguagens + Gestores
      30/04/2020 - das 8h às 9h 30min para professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio das áreas de Matemática e Ciências da Natureza + Gestores
      30/04/2020 - das 13h 30min às 15h para professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental + Gestores
      Para participar basta acessar: Canal de Formação de professores do Aplicativo do Centro de Mídias SP
      Contamos com a participação de todos.

      Atenciosamente.



    ATPC -CIÊNCIAS HUMANAS 28/04/2020



    Link para interação do ATPC (parte da escola, a partir das 9:30)
    https://meet.google.com/iwa-aiju-shn




    Link para habilidades essenciais para primeiro bimestre.
    https://drive.google.com/file/d/1_NvfJ3zjv31qgWEO0hOwKsRxzpWZgkdm/view

    30 comentários:

    1. Haverá uma pauta e dia especifico para cada área de conhecimento, como no APTC presencial?

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      1. OI Agenor, estamos nos organizando ainda, no momento fizemos atpc com todas as áreas de conhecimento, mas quando for específica por área comunicamos. Ontem e hoje foi para todas as áreas de conhecimento, então pedimos para todos participarem. Um ótimo dia de paz. Obrigada por interagir.

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    2. Parabenizo a equipe pelo trabalho ficou muito bom !
      Boa noite.

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    3. Estou visualizando esta página hoje. Todos os dias dos Atpcs ela será divulgada com o assunto do dia?

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      1. Olá Profª Nice, estamos preparando as pautas específicas de acordo com o dia específico das atpcs, porém quando abrange todas as áreas esta sendo aleatório, e estamos tendo também as videos conferências, sendo assim, estamos enviando aos pucos para não sobrecarregar. Mas estamos estamos comunicando via WhatsApp. Até mais, abraços virtual

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    4. Sobre o conceito de competências
      O Currículo Paulista define competência como a mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho”. (SÃO PAULO, 2019, p. 35)

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    5. Então equipe após essa rodada de videosconferências sobre o Novo Currículo do Ensino Médio, qual a sua opinião e entendimento? deixe abaixo o seu comentário.

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      1. Quero parabenizar os colegas que mesmo nesse momento de isolamento social, se manteve unido e particpativo na mudança do currículo do Ensino Médio e outras questões pedagógica.

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    6. A videoconferência destaca a importância de um E.M mais voltado pra tecnologia que dará um gás aos alunos no mundo do trabalho. O professor por sua vez precisa se adequar, se aperfeiçoar nessa nova disciplina que veio pra ficar.

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    7. Muito boa a discussão realizada pelos professores no grupo de whatsapp, equipe comprometida.

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    8. A Tecnologia traz uma inovação importantíssima nas aulas e não precisamos nos prender apenas na tecnologia da informação e da comunicação. São nas atividades práticas que podermos proporcionar aos nossos alunos, o fazer, colocar a mão na massa, algo visual para exemplificar procedimentos. Somente a a aula expositiva cansa a motivação dos estudantes.

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    9. Acredito que essa formação técnica profissional é de grande Vália, pois possibilita etinerario formativo, flexível, diversificado, segundo o interesse do aluno.
      Onde terá uma qualificação profissional técnica reconhecida pelo mercado de trabalho.
      Essa nova ferramenta vai propiciar ao aluno o domínio de novas competências para aquele que desejam especializa-se em um determinado segmento profissional

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    10. Este comentário foi removido pelo autor.

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    11. Que faça com que o aluno se sinta completo e a partir daí seja um multiplicador de novas idéias.

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    12. Este comentário foi removido pelo autor.

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    13. A videoconferência foi enriquecedora e deixa claro o interesse em proporcionar pros nossos alunos uma formação em até 3 cursor técnicos durante o EM para melhorar seu currículo e permitir que ingresse no mercado de trabalho com um preparo melhor abrindo os horizontes das oportunidades futuras.

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    14. Acompanhei a videoconferência da área das ciências da natureza. Pude perceber a preocupação preliminar da elaboração de um currículo que garanta ao educando uma formação integral, promovendo a contextualização dos conteúdos através da resolução de problemas, com o objetivo de desenvolver o pensamento científico nos estudantes familiarizando-os às linguagens específicas presentes dentro da área de Ciências Naturais, sem deixar de trabalhar os temas contemporâneos transversais e, se possível, articulá-los.

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    15. Boa tarde
      Também assisti a videoconferência de ontem e , achei muito importante as informações relatadas pelas pcnps sobre as áreas de conhecimento estarem integradas. Informações para as disciplinas da área de ciências da natureza: química,física e biologia.
      Também sobre as competências e habilidades do currículo ,que foi muito bem salientado ,abrangendo o aprendizado dos alunos.

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    16. Boa tarde.
      REFERENTE AO ATPC DE 31/03
      Tomando como base a Competência Específica de História - 3. Elaborar questionamentos, hipóteses, argumentos e proposições em relação a documentos, interpretações e contextos históricos específicos, recorrendo a diferentes linguagens e mídias, exercitando a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos, a cooperação e o respeito.
      Ela pode contribuir para a formação de um estudante protagonista e com participação ativa na sociedade levando os educandos a "ler" os fatos políticos, históricos e sociais e em seguida transportar essa "leitura" para a sua realidade local, tanto a representada pelas mídias quanto os problemas e conflitos de seu bairro, por exemplo.

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    17. https://profheliopolesel.blogspot.com/

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    18. Hoje,estou tentando conhecer todos os espaços disponíveis no blog para interação,que página maravilhosa, aos poucos estou me interando...com minhas limitações chego lá kkkk

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    19. Peço desculpa a equipe, pois errei desde o início em relação aos registros dos ATPCs desde o decreto de quarentena.

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    20. Ola, eu confesso que ainda estou meio perdida com tanta informação,mas tudo que e novo leva um tempo para adaptação, então todo começo causa conflitos,mas não vou desistir afinal faz parte da área profissional. Quero praticar e aprender a lidar com essas novas ferramentas.Obrigada pela oportunidade de conviver com pessoas que puderam me auxiliar. Adoro vocês.

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