Professores:
Assunto: BNCC/Currículo Paulista Ensino Médio –
Sabemos que estamos passando por um momento delicado, mas precisamos pensar na educação dos nossos estudantes. Infelizmente não podemos adiar algumas discussões sobre a etapa do ensino médio do Currículo Paulista e contamos com vocês nesse momento para seguir com as seguintes ações:
*1. Todas as informações da etapa do Ensino Médio do Currículo Paulista estão no site:* https://efape.educacao. sp.gov.br/curriculopaulista/ ensino-medio/
*2. A versão preliminar da etapa do Ensino Médio do Currículo Paulista, bem como o questionário específico para professores, está disponível para consulta pública até o dia 19/04/2020 no link: https://sed.educacao.sp. gov.br/QuestionarioCurriculo/ Index
*3. Nos próximos dias, haverá seis videoconferências com a participação dos redatores especialistas que participam da construção para apresentar o documento. A transmissão será pela rede do saber com link aberto (http://www.rededosaber.sp. gov.br/portais/), conforme cronograma a seguir:
26/mar às 10h - informação geral sobre o currículo, texto introdutório
31/mar às 9h - apresentação da área de linguagens
31/mar às 15h - apresentação da área de matemática
1/abr às 9h - apresentação da área de ciências humanas
1/abr às 15h - apresentação da área de ciências da natureza
*4. O MEC disponibiliza cursos sobre a BNCC para as áreas do conhecimento. Finalizando o curso o professor receberá um certificado emitido pelo MEC que será validado pela EFAPE que contará para a evolução funcional. O curso oferecido pelo MEC não tem caráter obrigatório. O link para se cadastrar é: http://avamec.mec.gov.br/#/ usuario/cadastrar
Contamos com as sugestões de todos para construção do documento dessa etapa de ensino da Educação Básica, visto que, com colaboração, o Currículo Paulista das etapas Educação Infantil e Ensino Fundamental foi homologado e está sendo implementado em 2020.
Atenciosamente:
Nilda e Rondnely
Coordenação
Pauta ATPC
26/03/2020 - Texto Introdutório - Currículo Paulista Ensino Médio
Objetivos: - Apresentar informações gerais sobre a etapa do Ensino Médio do Currículo
Paulista e esclarecer dúvidas que possam existi
Transmisão Streaming site Rede do Saber : www.rededosaber.sp.gov.br
Professores os slides da vídeo conferência estão no link abaixo:
- As discussões e reflexões
referente ao Currículo Paulista do Ensino Médio, podem ser discutidas nos
comentários abaixo.
- Podemos refletir sobre
documento referente a estrutura, os princípios, eixo central, a
organização por área; como será as escolhas dos alunos; elaboração dos
itinerários formativos e as áreas do conhecimento, a oferta desses
itinerários nas escolas e etc.
- Lembrete :Vamos participar
da consulta pública. Lembrando que o documento está dividido por tópico, o
professor não precisa entrar em todas as áreas e sim pela área de
interesse, entrar também nos itinerários formativos.
Obrigada, fiquem em
paz!
Coordenação
Competências gerais e específicas das Ciências Humanas
Na etapa do Ensino Fundamental – Anos Finais, a área de Ciências Humanas, por meio dos componentes de Geografia e História, contribui para interpretar o mundo, compreender processos e fenômenos sociais, políticos, econômicos, culturais e ambientais e propor ações de intervenção a partir da realidade. Com base nos fundamentos e princípios da área de Ciências Humanas, a pauta pretende dialogar com a realidade da comunidade local, regional e global, à luz das características demográficas, naturais, temporais, políticas, econômicas, socioculturais e com os temas contemporâneos. Nesse sentido, o desenvolvimento desta pauta aprofunda os estudos e as reflexões sobre as competências gerais e específicas da área de Ciências Humanas do Currículo Paulista, visto que contemplam integradamente conceitos, procedimentos, atitudes e valores fundamentais para a formação integral dos estudantes.
Objetivos desta pauta formativa:
- Aprofundar os estudos e as reflexões sobre as competências gerais do Currículo Paulista e articular com as competências específicas da área de Ciências Humanas.
- Compreender as competências específicas das Ciências Humanas como elementos que possibilitam a formação integral.
- Vivenciar por meio de atividades estruturadas a compreensão das competências.
Materiais e recursos necessários para desenvolver esta pauta
Anexo 1 – Competências gerais do Currículo Paulista. Acesse usando o link https://avaefape.educacao.sp.gov.br/pluginfile.php/1333815/mod_page/content/165/ANEXO1_competencias.pdf
Anexo 2 – Palavras. Acesse usando o link https://avaefape.educacao.sp.gov.br/pluginfile.php/1333815/mod_page/content/165/ANEXO2_palavras.pdf
Anexo 3 – Competências específicas de Ciências Humanas para o Ensino Fundamental. Acesse usando o link https://avaefape.educacao.sp.gov.br/pluginfile.php/1333815/mod_page/content/165/ANEXO3_competencias_especificas.pdf
Atividade 1: Quiz das competências
- Relembre o conceito de competências definido no Currículo Paulista:
- Fazer uma reflexão nos comentários
- Fazer a identificação, a localização e a correlação entre as competências do Anexo 1 e as palavras do Anexo 2.
- Registrar essa associação no link do forms abaixo.
- Sugestão: você pode recortar as palavras para facilitar a execução do exercício. Registre nos comentários do blog as associações para socializar com os demais.
Atividade 2: Associação – Competências da área de Ciências Humanas para o Ensino Fundamental O que fazer?
Com as associações feitas na atividade 1, agora vamos fazer a associação correta entre as palavras e as competências específicas da área de Ciências Humanas para o Ensino Fundamental constantes no Anexo 3 e registrarem o resultado.
Anexo 3 – Competências específicas de Ciências Humanas para o Ensino Fundamental. Acesse usando o link https://avaefape.educacao.sp.gov.br/pluginfile.php/1333815/mod_page/content/165/ANEXO3_competencias_especificas.pdf
Desdobramentos para as aulas
Esse processo contribui para o planejamento de ações didático-pedagógicas articuladas com os princípios curriculares trabalhados nas pautas anteriores (quando os fundamentos dos componentes de História e Geografia foram objeto de estudo). Desta forma, busca-se favorecer o planejamento de estratégias didáticas que contemplem as prioridades educacionais explicitadas nas competências de Ciências Humanas do Currículo Paulista.Desdobramentos para as aulas Esse processo contribui para o planejamento de ações didático-pedagógicas articuladas com os princípios curriculares trabalhados nas pautas anteriores (quando os fundamentos dos componentes de História e Geografia foram objeto de estudo). Desta forma, busca-se favorecer o planejamento de estratégias didáticas que contemplem as prioridades educacionais explicitadas nas competências de Ciências Humanas do Currículo Paulista.
Agradecemos a participação
Nilda/Rondy
Coordenação
MATERIAL DA VIDEOCONFERÊNCIA DO DIA 26/03
VIDEOCONFERÊNCIA
Título da Transmissão: Currículo Paulista Etapa EM - apresentação da área de
linguagens
Data: 31/03/2020
Horário: das 9h às 10h
A transmissão será voltada às equipes escolares,
professores da área de Linguagens, diretores de Núcleo Pedagógico e PCNP da
área de Linguagens, e tem como principais objetivos apresentar informações e
esclarecer as dúvidas que possam existir sobre os documentos da consulta
pública do Currículo Paulista Etapa Ensino Médio. A videoconferência terá a
presença da Equipe da COPED e da Equipe Curricular de Linguagens.
Então equipe após a rodada de videoconfências sobre o currículo do Ensino Médio, deixe aqui o seu comentário.
Pauta ATPC - Geográfia e História 02/04/2020
Competências específicas de História e Geografia Formação Integral; Ciências Humanas. (continuação)
Esse ATPC é específico para os professores de História e Geografia, dando continuidade a atpc de Ciências Humanas do dia 31/03.
Objetivos desta pauta formativa
Analisar as competências dos componentes de História e Geografia no Currículo Paulista.
Refletir e buscar, a partir das competências explicitadas no Currículo Paulista, procedimentos que envolvam métodos investigativos articulados entre os componentes.
Vivenciar por meio de atividade de quiz (jogos mentais) a compreensão das competências.
Atividade 2: Discussão nos comentários do blog
Avaliação
Desdobramento para as aulas
O conteúdo da ATPC está no aplicativo sway , e as questões para participação esta no forms, basta clicar no link e mão na massa.
ANEXO 1 – Competências específicas de Geografia para o
Ensino Fundamental
1. Utilizar os conhecimentos geográficos para entender a interação
sociedade/natureza e exercitar o interesse e o espírito de investigação e de resolução
de problemas.
2. Estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento geográfico,
reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a compreensão das formas
como os seres humanos fazem uso dos recursos da natureza ao longo da história.
3. Desenvolver autonomia e senso crítico para compreensão e aplicação do raciocínio
geográfico na análise da ocupação humana e produção do espaço, envolvendo os
princípios de analogia, conexão, diferenciação, distribuição, extensão, localização e
ordem.
4. Desenvolver o pensamento espacial, fazendo uso das linguagens cartográficas e
iconográficas, de diferentes gêneros textuais e das geotecnologias para a resolução de
problemas que envolvam informações geográficas.
5. Desenvolver e utilizar processos, práticas e procedimentos de investigação para
compreender o mundo natural, social, econômico, político e o meio técnico-científico
e informacional, avaliar ações e propor perguntas e soluções (inclusive tecnológicas)
para questões que requerem conhecimentos científicos da Geografia.
6. Construir argumentos com base em informações geográficas, debater e defender
ideias e pontos de vista que respeitem e promovam a consciência socioambiental e o
respeito à biodiversidade e ao outro, sem preconceitos de qualquer natureza.
7. Agir pessoal e coletivamente com respeito, autonomia, responsabilidade,
flexibilidade, resiliência e determinação, propondo ações sobre as questões
socioambientais, com base em princípios éticos, democráticos, sustentáveis e
solidários.
Fonte: SÃO PAULO (Estado). Currículo Paulista. São Paulo: Secretaria da Educação, 2019. Disponível em:
https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/sites/7/2019/09/curriculopaulista-26-07.pdf. Acesso em: 4 mar. 2020
ANEXO 2 – Competências específicas de História para o Ensino
Fundamental
1. Compreender acontecimentos históricos, relações de poder e processos e
mecanismos de transformação e manutenção das estruturas sociais, políticas,
econômicas e culturais ao longo do tempo e em diferentes espaços para analisar,
posicionar-se e intervir no mundo contemporâneo.
2. Compreender a historicidade no tempo e no espaço, relacionando acontecimentos e
processos de transformação e manutenção das estruturas sociais, políticas,
econômicas e culturais, bem como problematizar os significados das lógicas de
organização cronológica.
3. Elaborar questionamentos, hipóteses, argumentos e proposições em relação a
documentos, interpretações e contextos históricos específicos, recorrendo a diferentes
linguagens e mídias, exercitando a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos, a
cooperação e o respeito.
4. Identificar interpretações que expressam visões de diferentes sujeitos, culturas e
povos com relação a um mesmo contexto histórico, e posicionar-se criticamente com
base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.
5. Analisar e compreender o movimento de populações e mercadorias no tempo e no
espaço e seus significados históricos, levando em conta o respeito e a solidariedade
com as diferentes populações.
6. Compreender e problematizar os conceitos e procedimentos da produção
historiográfica.
7. Produzir, avaliar e utilizar tecnologias digitais de informação e comunicação,
posicionando-se de modo crítico, ético e responsável, compreendendo seus
significados para os diferentes grupos ou estratos sociais.
8. Compreender a história e a cultura africana, afro-brasileira, imigrante e indígena,
bem como suas contribuições para o desenvolvimento social, cultural, econômico,
científico, tecnológico e político e tratar com equidade as diferentes culturas.
9. Compreender, identificar e respeitar as diversidades e os movimentos sociais,
contribuindo para a formação de uma sociedade igualitária, empática, que preze pelos
valores da convivência humana e que garanta direitos.
Fonte: SÃO PAULO (Estado). Currículo Paulista. São Paulo: Secretaria da Educação, 2019. Disponível em:
https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/sites/7/2019/09/curriculopaulista-26-07.pdf. Acesso em: 4 mar. 2020
Bons estudos e fiquem em paz!
Nilda/Rondy
Coordenação
Pauta ATPC - LINGUAGENS 03/04/2020
VIDEOCONFERÊNCIA
Título da Transmissão: Currículo Paulista Etapa EM - apresentação da área de
linguagens
Data: 31/03/2020
Horário: das 9h às 10h
A transmissão será voltada às equipes escolares,
professores da área de Linguagens, diretores de Núcleo Pedagógico e PCNP da
área de Linguagens, e tem como principais objetivos apresentar informações e
esclarecer as dúvidas que possam existir sobre os documentos da consulta
pública do Currículo Paulista Etapa Ensino Médio. A videoconferência terá a
presença da Equipe da COPED e da Equipe Curricular de Linguagens.
Então equipe após a rodada de videoconfências sobre o currículo do Ensino Médio, deixe aqui o seu comentário.
Pauta ATPC - Geográfia e História 02/04/2020
Competências específicas de História e Geografia Formação Integral; Ciências Humanas. (continuação)
Esse ATPC é específico para os professores de História e Geografia, dando continuidade a atpc de Ciências Humanas do dia 31/03.
Objetivos desta pauta formativa
Analisar as competências dos componentes de História e Geografia no Currículo Paulista.
Refletir e buscar, a partir das competências explicitadas no Currículo Paulista, procedimentos que envolvam métodos investigativos articulados entre os componentes.
Vivenciar por meio de atividade de quiz (jogos mentais) a compreensão das competências.
Atividade 2: Discussão nos comentários do blog
Avaliação
Desdobramento para as aulas
O conteúdo da ATPC está no aplicativo sway , e as questões para participação esta no forms, basta clicar no link e mão na massa.
ANEXO 1 – Competências específicas de Geografia para o
Ensino Fundamental
1. Utilizar os conhecimentos geográficos para entender a interação
sociedade/natureza e exercitar o interesse e o espírito de investigação e de resolução
de problemas.
2. Estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento geográfico,
reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a compreensão das formas
como os seres humanos fazem uso dos recursos da natureza ao longo da história.
3. Desenvolver autonomia e senso crítico para compreensão e aplicação do raciocínio
geográfico na análise da ocupação humana e produção do espaço, envolvendo os
princípios de analogia, conexão, diferenciação, distribuição, extensão, localização e
ordem.
4. Desenvolver o pensamento espacial, fazendo uso das linguagens cartográficas e
iconográficas, de diferentes gêneros textuais e das geotecnologias para a resolução de
problemas que envolvam informações geográficas.
5. Desenvolver e utilizar processos, práticas e procedimentos de investigação para
compreender o mundo natural, social, econômico, político e o meio técnico-científico
e informacional, avaliar ações e propor perguntas e soluções (inclusive tecnológicas)
para questões que requerem conhecimentos científicos da Geografia.
6. Construir argumentos com base em informações geográficas, debater e defender
ideias e pontos de vista que respeitem e promovam a consciência socioambiental e o
respeito à biodiversidade e ao outro, sem preconceitos de qualquer natureza.
7. Agir pessoal e coletivamente com respeito, autonomia, responsabilidade,
flexibilidade, resiliência e determinação, propondo ações sobre as questões
socioambientais, com base em princípios éticos, democráticos, sustentáveis e
solidários.
Fonte: SÃO PAULO (Estado). Currículo Paulista. São Paulo: Secretaria da Educação, 2019. Disponível em:
https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/sites/7/2019/09/curriculopaulista-26-07.pdf. Acesso em: 4 mar. 2020
ANEXO 2 – Competências específicas de História para o Ensino
Fundamental
1. Compreender acontecimentos históricos, relações de poder e processos e
mecanismos de transformação e manutenção das estruturas sociais, políticas,
econômicas e culturais ao longo do tempo e em diferentes espaços para analisar,
posicionar-se e intervir no mundo contemporâneo.
2. Compreender a historicidade no tempo e no espaço, relacionando acontecimentos e
processos de transformação e manutenção das estruturas sociais, políticas,
econômicas e culturais, bem como problematizar os significados das lógicas de
organização cronológica.
3. Elaborar questionamentos, hipóteses, argumentos e proposições em relação a
documentos, interpretações e contextos históricos específicos, recorrendo a diferentes
linguagens e mídias, exercitando a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos, a
cooperação e o respeito.
4. Identificar interpretações que expressam visões de diferentes sujeitos, culturas e
povos com relação a um mesmo contexto histórico, e posicionar-se criticamente com
base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.
5. Analisar e compreender o movimento de populações e mercadorias no tempo e no
espaço e seus significados históricos, levando em conta o respeito e a solidariedade
com as diferentes populações.
6. Compreender e problematizar os conceitos e procedimentos da produção
historiográfica.
7. Produzir, avaliar e utilizar tecnologias digitais de informação e comunicação,
posicionando-se de modo crítico, ético e responsável, compreendendo seus
significados para os diferentes grupos ou estratos sociais.
8. Compreender a história e a cultura africana, afro-brasileira, imigrante e indígena,
bem como suas contribuições para o desenvolvimento social, cultural, econômico,
científico, tecnológico e político e tratar com equidade as diferentes culturas.
9. Compreender, identificar e respeitar as diversidades e os movimentos sociais,
contribuindo para a formação de uma sociedade igualitária, empática, que preze pelos
valores da convivência humana e que garanta direitos.
Fonte: SÃO PAULO (Estado). Currículo Paulista. São Paulo: Secretaria da Educação, 2019. Disponível em:
https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/sites/7/2019/09/curriculopaulista-26-07.pdf. Acesso em: 4 mar. 2020
Bons estudos e fiquem em paz!
Nilda/Rondy
Coordenação
Pauta ATPC - LINGUAGENS 03/04/2020
Então equipe após a rodada de videoconfências sobre o currículo do Ensino Médio, deixe aqui o seu comentário.
Pauta ATPC - Geográfia e História 02/04/2020
Competências específicas de História e Geografia Formação Integral; Ciências Humanas. (continuação)
Esse ATPC é específico para os professores de História e Geografia, dando continuidade a atpc de Ciências Humanas do dia 31/03.
Objetivos desta pauta formativa
Analisar as competências dos componentes de História e Geografia no Currículo Paulista.
Refletir e buscar, a partir das competências explicitadas no Currículo Paulista, procedimentos que envolvam métodos investigativos articulados entre os componentes.
Vivenciar por meio de atividade de quiz (jogos mentais) a compreensão das competências.
Refletir e buscar, a partir das competências explicitadas no Currículo Paulista, procedimentos que envolvam métodos investigativos articulados entre os componentes.
Vivenciar por meio de atividade de quiz (jogos mentais) a compreensão das competências.
Atividade 2: Discussão nos comentários do blog
Avaliação
Desdobramento para as aulas
O conteúdo da ATPC está no aplicativo sway , e as questões para participação esta no forms, basta clicar no link e mão na massa.
1. Utilizar os conhecimentos geográficos para entender a interação sociedade/natureza e exercitar o interesse e o espírito de investigação e de resolução de problemas.
2. Estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da natureza ao longo da história.
3. Desenvolver autonomia e senso crítico para compreensão e aplicação do raciocínio geográfico na análise da ocupação humana e produção do espaço, envolvendo os princípios de analogia, conexão, diferenciação, distribuição, extensão, localização e ordem.
4. Desenvolver o pensamento espacial, fazendo uso das linguagens cartográficas e iconográficas, de diferentes gêneros textuais e das geotecnologias para a resolução de problemas que envolvam informações geográficas.
5. Desenvolver e utilizar processos, práticas e procedimentos de investigação para compreender o mundo natural, social, econômico, político e o meio técnico-científico e informacional, avaliar ações e propor perguntas e soluções (inclusive tecnológicas) para questões que requerem conhecimentos científicos da Geografia.
6. Construir argumentos com base em informações geográficas, debater e defender ideias e pontos de vista que respeitem e promovam a consciência socioambiental e o respeito à biodiversidade e ao outro, sem preconceitos de qualquer natureza.
7. Agir pessoal e coletivamente com respeito, autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, propondo ações sobre as questões socioambientais, com base em princípios éticos, democráticos, sustentáveis e solidários.
Fonte: SÃO PAULO (Estado). Currículo Paulista. São Paulo: Secretaria da Educação, 2019. Disponível em: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/sites/7/2019/09/curriculopaulista-26-07.pdf. Acesso em: 4 mar. 2020
ANEXO 2 – Competências específicas de História para o Ensino
Fundamental
1. Compreender acontecimentos históricos, relações de poder e processos e
mecanismos de transformação e manutenção das estruturas sociais, políticas,
econômicas e culturais ao longo do tempo e em diferentes espaços para analisar,
posicionar-se e intervir no mundo contemporâneo. 2. Compreender a historicidade no tempo e no espaço, relacionando acontecimentos e processos de transformação e manutenção das estruturas sociais, políticas, econômicas e culturais, bem como problematizar os significados das lógicas de organização cronológica.
3. Elaborar questionamentos, hipóteses, argumentos e proposições em relação a documentos, interpretações e contextos históricos específicos, recorrendo a diferentes linguagens e mídias, exercitando a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos, a cooperação e o respeito.
4. Identificar interpretações que expressam visões de diferentes sujeitos, culturas e povos com relação a um mesmo contexto histórico, e posicionar-se criticamente com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.
5. Analisar e compreender o movimento de populações e mercadorias no tempo e no espaço e seus significados históricos, levando em conta o respeito e a solidariedade com as diferentes populações.
6. Compreender e problematizar os conceitos e procedimentos da produção historiográfica.
7. Produzir, avaliar e utilizar tecnologias digitais de informação e comunicação, posicionando-se de modo crítico, ético e responsável, compreendendo seus significados para os diferentes grupos ou estratos sociais.
8. Compreender a história e a cultura africana, afro-brasileira, imigrante e indígena, bem como suas contribuições para o desenvolvimento social, cultural, econômico, científico, tecnológico e político e tratar com equidade as diferentes culturas.
9. Compreender, identificar e respeitar as diversidades e os movimentos sociais, contribuindo para a formação de uma sociedade igualitária, empática, que preze pelos valores da convivência humana e que garanta direitos.
Fonte: SÃO PAULO (Estado). Currículo Paulista. São Paulo: Secretaria da Educação, 2019. Disponível em: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/sites/7/2019/09/curriculopaulista-26-07.pdf. Acesso em: 4 mar. 2020
Bons estudos e fiquem em paz!
Nilda/Rondy
Coordenação
Pauta ATPC - LINGUAGENS 03/04/2020
Pauta ATPC - LINGUAGENS 03/04/2020
O compromisso com o desenvolvimento de competências – área de Linguagens 1
TEMA: Currículo Paulista
TAGs: Linguagens; Competências; Anos Finais.
- Nesta pauta, o foco é incentivar os educadores a reconhecerem a importância das competências da área de Linguagens do Currículo Paulista para a promoção do desenvolvimento integral dos estudantes nas escolas, conectando essas competências de forma articulada entre os componentes.
- A atividade aqui proposta visa organizar visualmente em painel/mapa mental as competências para facilitar a discussão. Além disso, algumas das questões propostas nortearão o grupo a fim de subsidiar a prática docente por meio da formação continuada.
- Atividade - Costrução de um mapa mental
- conhecimento prévio - Forms
- vídeo sobre o gênero mapa mental.
- socialização
- Avaliação
- Para saber mais!
Objetivos desta pauta formativa
- Conhecer, compreender e reconhecer a relevância das seis competências da área de Linguagens no contexto da implementação do Currículo Paulista.
- Discutir a importância das competências para o desenvolvimento integral dos estudantes.
Materiais e recursos necessários para desenvolver esta pauta
- lousa, papel kraft ou flipchart para confecção do painel/mapa mental.
- Cópias impressas do Anexo 1 – Competências da área de Linguagens.
- Cópias impressas do Anexo 2 – Modelo mapa mental. (ou um esqueleto de uma mental)
- Papéis, canetas para anotação e post-it (ou material alternativo e fita adesiva).
- O conteúdo da ATPC está no aplicativo sway , e as questões para participação esta no forms, basta clicar no link e mão na massa.
ANEXO 1 – Competências da área de Linguagens Competências específicas de Linguagens para o Ensino Fundamental
1. Compreender as linguagens como construção humana, histórica, social e cultural, de natureza dinâmica, reconhecendo-as e valorizando-as como formas de significação da realidade e expressão de subjetividades e identidades sociais e culturais. #- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -- - - - - - - - -- - - - -- - - - - - - - - - - - - -- - - - - - - - - - - - - - - -
2. Conhecer e explorar diversas práticas de linguagem (artísticas, corporais e linguísticas) em diferentes campos da atividade humana para continuar aprendendo, ampliar suas possibilidades de participação na vida social e colaborar para a construção de uma sociedade mais justa, democrática e inclusiva. #- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -- - - - - - - - -- - - - - - - - - - - - - -- - - - -- - - - - - - - - - - - - - - -
3. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao diálogo, à resolução de conflitos e à cooperação. #- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -- - - - - - - - -- - - - - - - - - - - - - -- - - - -- - - - - - - - - - - - - - -
4. Utilizar diferentes linguagens para defender pontos de vista que respeitem o outro e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, atuando criticamente frente a questões do mundo contemporâneo. #- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -- - - - - - - - -- - - - - - - - - - - - - - -- - - - -- - - - - - - - - - - - - - 5. Desenvolver o senso estético para reconhecer, fruir e respeitar as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, inclusive aquelas pertencentes ao patrimônio cultural da humanidade, bem como participar de práticas diversificadas, individuais e coletivas, da produção artístico-cultural, com respeito à diversidade de saberes, identidades e culturas. # - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -- - - - - - - - -- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -- - - - -- - - - - - - - - - - - -
6. Compreender e utilizar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares), para se comunicar por meio das diferentes linguagens e mídias, produzir conhecimentos, resolver problemas e desenvolver projetos autorais e coletivos. #- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -- - - - - - - - -- - - - -- - - - - - - - - - - -- - - - -- - - - - - - - - - - - -
Fonte: SÃO PAULO (Estado). Currículo Paulista. São Paulo: Secretaria da Educação, 2019. p.96. Disponível em: http://www.escoladeformacao.sp.gov.br/portais/Portals/84/docs/pdf/curriculo_paulista_26_07_2019.pdf. Acesso em: 16 mar. 2020.
ANEXO 2 – Modelo mapa mental Sugestão de montagem do painel/mapa mental
-
Bons estudos e fiquem em paz!
Nilda/Rondy
Coordenação
Prezados(as) professores(as) e gestores(as)
Entre os dias 28 e 30/04/2020, a SEDUC, por meio da EFAPE, orientará a rede para os momentos de ATPC que ocorrerão durante o período de isolamento social, inclusive para esta semana especificamente. As orientações serão realizadas por meio do aplicativo do Centro de Mídias SP e terão como objetivos:
1. Apoiar Professores e Gestores na discussão dos conteúdos e orientações desenvolvidos durante a semana de Replanejamento.
2. Apoiar Professores e Gestores em relação ao desenvolvimento das pautas formativas a partir do dia 05/05 com a definição dos dias, sugestão de horários e indicação de materiais de referência como as pautas formativas já disponibilizadas no AVA EFAPE, o "Documento Orientador Atividades escolares não presenciais" encaminhado no Comunicado COPED, CGRH, EFAPE e CITEM com destaque as habilidades destacadas para o 1º bimestre e organização de temas.
3. Apoio para utilização da ferramenta teams.
4. Apoiar o preenchimento do questionário do dia 23/04, questionário do dia 24/04 e a atividade de encerramento que deve ser entregue, relativos às atividades do replanejamento.
Essas atividades serão realizadas em acordo com o seguinte cronograma:
28/04/2020 - das 8h às 9h 30min para professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio da área de Ciências Humanas + Gestores
29/04/2020 - das 8h às 9h 30min para professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio da área de Linguagens + Gestores
30/04/2020 - das 8h às 9h 30min para professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio das áreas de Matemática e Ciências da Natureza + Gestores
30/04/2020 - das 13h 30min às 15h para professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental + Gestores
Para participar basta acessar: Canal de Formação de professores do Aplicativo do Centro de Mídias SP
Contamos com a participação de todos.
Atenciosamente.
ATPC -CIÊNCIAS HUMANAS 28/04/2020
Link para interação do ATPC (parte da escola, a partir das 9:30)
https://meet.google.com/iwa-aiju-shn
Link para habilidades essenciais para primeiro bimestre.
https://drive.google.com/file/d/1_NvfJ3zjv31qgWEO0hOwKsRxzpWZgkdm/view
TEMA: Currículo Paulista
TAGs: Linguagens; Competências; Anos Finais.
- Nesta pauta, o foco é incentivar os educadores a reconhecerem a importância das competências da área de Linguagens do Currículo Paulista para a promoção do desenvolvimento integral dos estudantes nas escolas, conectando essas competências de forma articulada entre os componentes.
- A atividade aqui proposta visa organizar visualmente em painel/mapa mental as competências para facilitar a discussão. Além disso, algumas das questões propostas nortearão o grupo a fim de subsidiar a prática docente por meio da formação continuada.
- Atividade - Costrução de um mapa mental
- conhecimento prévio - Forms
- vídeo sobre o gênero mapa mental.
- socialização
- Avaliação
- Para saber mais!
Objetivos desta pauta formativa
- Conhecer, compreender e reconhecer a relevância das seis competências da área de Linguagens no contexto da implementação do Currículo Paulista.
- Discutir a importância das competências para o desenvolvimento integral dos estudantes.
- lousa, papel kraft ou flipchart para confecção do painel/mapa mental.
- Cópias impressas do Anexo 1 – Competências da área de Linguagens.
- Cópias impressas do Anexo 2 – Modelo mapa mental. (ou um esqueleto de uma mental)
- Papéis, canetas para anotação e post-it (ou material alternativo e fita adesiva).
- O conteúdo da ATPC está no aplicativo sway , e as questões para participação esta no forms, basta clicar no link e mão na massa.
ANEXO 1 – Competências da área de Linguagens Competências específicas de Linguagens para o Ensino Fundamental
1. Compreender as linguagens como construção humana, histórica, social e cultural, de natureza dinâmica, reconhecendo-as e valorizando-as como formas de significação da realidade e expressão de subjetividades e identidades sociais e culturais. #- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -- - - - - - - - -- - - - -- - - - - - - - - - - - - -- - - - - - - - - - - - - - - -
2. Conhecer e explorar diversas práticas de linguagem (artísticas, corporais e linguísticas) em diferentes campos da atividade humana para continuar aprendendo, ampliar suas possibilidades de participação na vida social e colaborar para a construção de uma sociedade mais justa, democrática e inclusiva. #- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -- - - - - - - - -- - - - - - - - - - - - - -- - - - -- - - - - - - - - - - - - - - -
3. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao diálogo, à resolução de conflitos e à cooperação. #- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -- - - - - - - - -- - - - - - - - - - - - - -- - - - -- - - - - - - - - - - - - - -
4. Utilizar diferentes linguagens para defender pontos de vista que respeitem o outro e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, atuando criticamente frente a questões do mundo contemporâneo. #- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -- - - - - - - - -- - - - - - - - - - - - - - -- - - - -- - - - - - - - - - - - - - 5. Desenvolver o senso estético para reconhecer, fruir e respeitar as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, inclusive aquelas pertencentes ao patrimônio cultural da humanidade, bem como participar de práticas diversificadas, individuais e coletivas, da produção artístico-cultural, com respeito à diversidade de saberes, identidades e culturas. # - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -- - - - - - - - -- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -- - - - -- - - - - - - - - - - - -
6. Compreender e utilizar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares), para se comunicar por meio das diferentes linguagens e mídias, produzir conhecimentos, resolver problemas e desenvolver projetos autorais e coletivos. #- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -- - - - - - - - -- - - - -- - - - - - - - - - - -- - - - -- - - - - - - - - - - - -
Fonte: SÃO PAULO (Estado). Currículo Paulista. São Paulo: Secretaria da Educação, 2019. p.96. Disponível em: http://www.escoladeformacao.sp.gov.br/portais/Portals/84/docs/pdf/curriculo_paulista_26_07_2019.pdf. Acesso em: 16 mar. 2020.
ANEXO 2 – Modelo mapa mental Sugestão de montagem do painel/mapa mental
- Bons estudos e fiquem em paz!Nilda/RondyCoordenação
Prezados(as) professores(as) e gestores(as)Entre os dias 28 e 30/04/2020, a SEDUC, por meio da EFAPE, orientará a rede para os momentos de ATPC que ocorrerão durante o período de isolamento social, inclusive para esta semana especificamente. As orientações serão realizadas por meio do aplicativo do Centro de Mídias SP e terão como objetivos:1. Apoiar Professores e Gestores na discussão dos conteúdos e orientações desenvolvidos durante a semana de Replanejamento.2. Apoiar Professores e Gestores em relação ao desenvolvimento das pautas formativas a partir do dia 05/05 com a definição dos dias, sugestão de horários e indicação de materiais de referência como as pautas formativas já disponibilizadas no AVA EFAPE, o "Documento Orientador Atividades escolares não presenciais" encaminhado no Comunicado COPED, CGRH, EFAPE e CITEM com destaque as habilidades destacadas para o 1º bimestre e organização de temas.3. Apoio para utilização da ferramenta teams.4. Apoiar o preenchimento do questionário do dia 23/04, questionário do dia 24/04 e a atividade de encerramento que deve ser entregue, relativos às atividades do replanejamento.Essas atividades serão realizadas em acordo com o seguinte cronograma:28/04/2020 - das 8h às 9h 30min para professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio da área de Ciências Humanas + Gestores29/04/2020 - das 8h às 9h 30min para professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio da área de Linguagens + Gestores30/04/2020 - das 8h às 9h 30min para professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio das áreas de Matemática e Ciências da Natureza + Gestores30/04/2020 - das 13h 30min às 15h para professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental + GestoresPara participar basta acessar: Canal de Formação de professores do Aplicativo do Centro de Mídias SPContamos com a participação de todos.
Atenciosamente.
ATPC -CIÊNCIAS HUMANAS 28/04/2020
Link para interação do ATPC (parte da escola, a partir das 9:30)
https://meet.google.com/iwa-aiju-shn
Link para habilidades essenciais para primeiro bimestre.
https://drive.google.com/file/d/1_NvfJ3zjv31qgWEO0hOwKsRxzpWZgkdm/view
Link para habilidades essenciais para primeiro bimestre.
https://drive.google.com/file/d/1_NvfJ3zjv31qgWEO0hOwKsRxzpWZgkdm/view
Haverá uma pauta e dia especifico para cada área de conhecimento, como no APTC presencial?
ResponderExcluirOI Agenor, estamos nos organizando ainda, no momento fizemos atpc com todas as áreas de conhecimento, mas quando for específica por área comunicamos. Ontem e hoje foi para todas as áreas de conhecimento, então pedimos para todos participarem. Um ótimo dia de paz. Obrigada por interagir.
ExcluirParabenizo a equipe pelo trabalho ficou muito bom !
ResponderExcluirBoa noite.
Agradecemos muitíssimo
ExcluirEstou visualizando esta página hoje. Todos os dias dos Atpcs ela será divulgada com o assunto do dia?
ResponderExcluirOlá Profª Nice, estamos preparando as pautas específicas de acordo com o dia específico das atpcs, porém quando abrange todas as áreas esta sendo aleatório, e estamos tendo também as videos conferências, sendo assim, estamos enviando aos pucos para não sobrecarregar. Mas estamos estamos comunicando via WhatsApp. Até mais, abraços virtual
ExcluirSobre o conceito de competências
ResponderExcluirO Currículo Paulista define competência como a mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho”. (SÃO PAULO, 2019, p. 35)
Então equipe após essa rodada de videosconferências sobre o Novo Currículo do Ensino Médio, qual a sua opinião e entendimento? deixe abaixo o seu comentário.
ResponderExcluirQuero parabenizar os colegas que mesmo nesse momento de isolamento social, se manteve unido e particpativo na mudança do currículo do Ensino Médio e outras questões pedagógica.
ExcluirA videoconferência destaca a importância de um E.M mais voltado pra tecnologia que dará um gás aos alunos no mundo do trabalho. O professor por sua vez precisa se adequar, se aperfeiçoar nessa nova disciplina que veio pra ficar.
ResponderExcluirMuito boa a discussão realizada pelos professores no grupo de whatsapp, equipe comprometida.
ResponderExcluirA Tecnologia traz uma inovação importantíssima nas aulas e não precisamos nos prender apenas na tecnologia da informação e da comunicação. São nas atividades práticas que podermos proporcionar aos nossos alunos, o fazer, colocar a mão na massa, algo visual para exemplificar procedimentos. Somente a a aula expositiva cansa a motivação dos estudantes.
ResponderExcluirComentário à cima, Professora Selma.
ExcluirAcredito que essa formação técnica profissional é de grande Vália, pois possibilita etinerario formativo, flexível, diversificado, segundo o interesse do aluno.
ResponderExcluirOnde terá uma qualificação profissional técnica reconhecida pelo mercado de trabalho.
Essa nova ferramenta vai propiciar ao aluno o domínio de novas competências para aquele que desejam especializa-se em um determinado segmento profissional
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirQue faça com que o aluno se sinta completo e a partir daí seja um multiplicador de novas idéias.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirA videoconferência foi enriquecedora e deixa claro o interesse em proporcionar pros nossos alunos uma formação em até 3 cursor técnicos durante o EM para melhorar seu currículo e permitir que ingresse no mercado de trabalho com um preparo melhor abrindo os horizontes das oportunidades futuras.
ResponderExcluirAcompanhei a videoconferência da área das ciências da natureza. Pude perceber a preocupação preliminar da elaboração de um currículo que garanta ao educando uma formação integral, promovendo a contextualização dos conteúdos através da resolução de problemas, com o objetivo de desenvolver o pensamento científico nos estudantes familiarizando-os às linguagens específicas presentes dentro da área de Ciências Naturais, sem deixar de trabalhar os temas contemporâneos transversais e, se possível, articulá-los.
ResponderExcluirBoa tarde
ResponderExcluirTambém assisti a videoconferência de ontem e , achei muito importante as informações relatadas pelas pcnps sobre as áreas de conhecimento estarem integradas. Informações para as disciplinas da área de ciências da natureza: química,física e biologia.
Também sobre as competências e habilidades do currículo ,que foi muito bem salientado ,abrangendo o aprendizado dos alunos.
Boa tarde.
ResponderExcluirREFERENTE AO ATPC DE 31/03
Tomando como base a Competência Específica de História - 3. Elaborar questionamentos, hipóteses, argumentos e proposições em relação a documentos, interpretações e contextos históricos específicos, recorrendo a diferentes linguagens e mídias, exercitando a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos, a cooperação e o respeito.
Ela pode contribuir para a formação de um estudante protagonista e com participação ativa na sociedade levando os educandos a "ler" os fatos políticos, históricos e sociais e em seguida transportar essa "leitura" para a sua realidade local, tanto a representada pelas mídias quanto os problemas e conflitos de seu bairro, por exemplo.
qual é o nome do blog
ResponderExcluirqual é o nome do blog
ResponderExcluirqual é o nome do blog
ResponderExcluirhttps://profheliopolesel.blogspot.com/
Excluirhttps://profheliopolesel.blogspot.com/
ResponderExcluirHoje,estou tentando conhecer todos os espaços disponíveis no blog para interação,que página maravilhosa, aos poucos estou me interando...com minhas limitações chego lá kkkk
ResponderExcluirOla estou amando tudo isso
ResponderExcluirPeço desculpa a equipe, pois errei desde o início em relação aos registros dos ATPCs desde o decreto de quarentena.
ResponderExcluirOla, eu confesso que ainda estou meio perdida com tanta informação,mas tudo que e novo leva um tempo para adaptação, então todo começo causa conflitos,mas não vou desistir afinal faz parte da área profissional. Quero praticar e aprender a lidar com essas novas ferramentas.Obrigada pela oportunidade de conviver com pessoas que puderam me auxiliar. Adoro vocês.
ResponderExcluir